Topo

Grêmio e Flamengo só vale por duelo Felipão x Luxa. Afinal, quem é freguês?

Vanderlei Luxemburgo e Luis Felipe Scolari voltam a se enfrentar pelo Brasileiro - LUIS GONÇALVES/PREVIEW.COM/AE
Vanderlei Luxemburgo e Luis Felipe Scolari voltam a se enfrentar pelo Brasileiro Imagem: LUIS GONÇALVES/PREVIEW.COM/AE

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/12/2014 06h00

Grêmio e Flamengo já foi final de Copa do Brasil, dois clubes grandes com vasto currículo de conquistas. Mas neste domingo (07), o duelo entre ambos que encerra o Brasileirão 2014 às 17h (horário de Brasília) vale pouco. Sem grandes pretensões, tricolores e rubro-negros cumprem tabela mas ainda assim com um duelo particular. Luiz Felipe Scolari contra Vanderlei Luxemburgo, revivendo, sem o mesmo glamour, encontros memoráveis dos anos 90. E, afinal, quem é freguês?

Os confrontos entre os dois treinadores começaram a ocorrer no dia 18 de setembro de 1993, ou seja, há mais de 21 anos. Na ocasião, Scolari comandava o Grêmio e empatou em 1 a 1 com o Palmeiras de Luxa, no Olímpico, pelo Brasileirão. 
 
Mas os confrontos mais marcantes ocorreram depois. No ano de 1996, dois jogos memoráveis marcaram as semifinais da Copa do Brasil. O Grêmio foi derrotado pelo Palmeiras em São Paulo pelo placar de 3 a 1. Em casa, venceu por 2 a 1 e teve um gol de Jardel anulado equivocadamente. Ficou fora da fase seguinte da competição e o então presidente Fábio Koff, após o jogo, revelou o que chamou de 'esquema Parmalat', em alusão à patrocinadora do Palmeiras. O mandatário indicou que havia favorecimento ao clube paulista. 
 
Nos clubes em que estão atualmente, já foram três encontros. Dois deles também pelas semifinais da Copa do Brasil, só que em 1995. Desta vez Felipão levou a melhor. O Flamengo de Luxa venceu o jogo de ida pelo placar de 2 a 1. Mas na volta, em Porto Alegre, o Grêmio de Scolari aplicou 1 a 0. O jogo ficou marcado por uma suposta agressão de Felipão a Luxemburgo. O treinador flamenguista reclamou ter levado um soco. O gaúcho disse que não passou de um empurrão. 
 
Recentemente, Felipão, pelo Palmeiras, desclassificou o Grêmio de Luxa da Copa do Brasil de 2012. E pelo Brasileiro deste ano, comandou a vitória gremista por 1 a 0 contra o Fla no Maracanã. Com isso, aponta números favoráveis, deixando Luxa como freguês. Foram, ao todo, 24 partidas com oito vitórias de Scolari, 10 empates e seis vitórias de Vanderlei. 
 
E tal rivalidade pode ser o principal atrativo do jogo. Ao Grêmio ainda cabe tentar uma premiação melhor no Brasileiro caso acabe em 5º. Serão R$ 1,5 milhão a mais. Ou ainda o direito de entrar na Copa do Brasil já nas oitavas de final. Mas nada que motive tanto. Em campo, Scolari não poderá contar com Pedro Geromel, suspenso e que passou por uma cirurgia no ombro. Giuliano, que fez duas cirurgias nesta semana, também está fora. 
 
O jogo ainda pode marcar a despedida de Zé Roberto, que não deve ter contrato renovado e deixa o time tricolor ao fim deste ano. Vários jovens devem ser observados e não está descartado time misto. 
 
E no jogo em que tenta reduzir a vantagem de Felipão nos confrontos diretos, o técnico Vanderlei Luxemburgo decidiu escalar um time recheado de reservas. Sem risco de rebaixamento e tampouco possibilidade de classificação à Libertadores, o Rubro-negro deu férias antecipadas para 13 jogadores e anunciou que não renovará contrato com o zagueiro Chicão.
 
O objetivo dos cariocas é apenas encerrar o Campeonato Brasileiro com uma vitória e deixar impressão positiva ao final de uma temporada tumultuada.
 
"É importante. Tem a rivalidade. É bom terminar bem. Esse time ainda não teve a oportunidade de jogar junto. Quando saio de casa para o trabalho, vou motivado para fazer a coisa bem feita. Só consigo dessa forma", afirmou Luxa.
 
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X FLAMENGO
 
Data e hora: 07/12/2014 (domingo), às 17h (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Transmissão na TV: PPV e Sportv
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Marcio Luiz Augusto (SP) e Angelo Rudimar Bechi (SC)
 
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Bressan, Rhodolfo e Marcelo Hermes; Fellipe Bastos, Walace e Zé Roberto; Everton, Dudu e Barcos.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
 
FLAMENGO: César; Léo, Marcelo, Erazo e João Paulo; Amaral, Muralha, Luiz Antonio e Mugni; Arthur e Elton.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo