Topo

Jejum de gols e crescimento de Lucas Coelho 'pressionam' Barcos no Grêmio

Barcos pode perder posto de titular do Grêmio para jovem Lucas Coelho de 20 anos - Lucas Uebel/Preview.com
Barcos pode perder posto de titular do Grêmio para jovem Lucas Coelho de 20 anos Imagem: Lucas Uebel/Preview.com

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

24/07/2014 06h00

Barcos vive novo momento de pressão no Grêmio. O Pirata não marca um gol sequer há sete jogos, foi vaiado pela torcida no duelo com o Figueirense e vê, ainda, o rival por posição despontar em treinamentos e jogos. O crescimento de Lucas Coelho deixa o técnico Enderson Moreira em uma encruzilhada e aproxima a saída do argentino da equipe.

Coelho tem mostrado em jogos e treinamentos que merece chance na equipe. Contra o Goiás, por exemplo, Barcos esteve em campo na maior parte do jogo sem ameaçar de fato o gol rival. Lucas, quando entrou, acertou a trave na única oportunidade que teve.

Novamente, diante do Figueirense, o Pirata não conseguiu convencer a torcida. Diante dos catarinenses, quando substituído, foi vaiado mesmo com a vitória gremista por 1 a 0, gol de Giuliano.

Enquanto isso, nesta quarta-feira, Lucas Coelho deu novo indício de que está se tornando a melhor opção. No trabalho coletivo, enquanto o argentino jamais esteve perto de marcar, ele fez logo três gols e os reservas venceram por 7 a 0. No primeiro gol, deu uma 'caneta' em Rhodolfo, deixou Saimon no chão e bateu firme. No segundo, aparou rebote após cabecear na trave. E no último se aproveitou de uma jogada tramada pelos meias e só rolou para a rede.

São vários fatores que 'empurram' Barcos para fora do time. Por outro lado, o comando da equipe ainda não parece convencido que o melhor é sacar o comandante de ataque. Capitão e considerado importante liderança de vestiário, o status do camisa 9 aparenta ser inabalável.

Mas a cada oportunidade a torcida tenta fazer valer um pouco mais sua opinião. Contratado para ser protagonista no clube, Barcos viveu poucos momentos de paz em Porto Alegre. Foram muitos períodos de jejum de gols, reclamações públicas, possibilidades de saída e a titularidade mantida mesmo que os números provassem uma fase longe do ideal.

Nesta quinta-feira, Enderson Moreira vai comandar treinamento e encaminhar o time que enfrenta o Coritiba no domingo às 18h30, na Arena, pela 12ª rodada do Brasileirão. A atividade pode mostrar se o comando vai manter a equipe ou promover a esperada entrada do jovem centroavante que recentemente completou 20 anos.