Topo

Santista cita 'lições da Copa' para superar motivação extra do Palmeiras

Bruno Uvini formará dupla de zaga com David Braz no clássico contra o Palmeiras nesta quinta-feira, na Vila - Divulgação/Santos FC
Bruno Uvini formará dupla de zaga com David Braz no clássico contra o Palmeiras nesta quinta-feira, na Vila Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

14/07/2014 12h22

O zagueiro Bruno Uvini, que pertence ao Napoli, da Itália, e está emprestado ao Santos até o fim deste ano, jogará o primeiro clássico com a camisa santista no duelo contra o Palmeiras nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.

Uvini ressalta que tirou algumas lições assistindo aos jogos da Copa do Mundo. O zagueiro ainda destacou que a equipe santista precisa acompanhar a evolução tática do futebol e, inclusive, já colocar em prática na sequência do Brasileirão deste ano. O primeiro desafio para o defensor é superar a “motivação extra” do Palmeiras, que inicia a Era de seu novo treinador, o argentino Ricardo Gareca.

“Com certeza, a Copa é maior exemplo para nos atualizarmos, sabermos como está o nosso futebol. Todos evoluíram, não há mais jogo bobo. Tiveram Costa Rica e Argélia, que deram trabalho. Futebol está muito tático, determinado. Não é um futebol defensivo e feio, mas de contribuição de todos os jogadores, onde os atacantes marcam. Antigamente não tinha isso. Os atacantes, hoje, nessa função nova marcam, vão até o meio de campo, ajudam marcando lateral. Quem joga pela ponta facilita para a defesa, a bola chega mascada. Não acho que foi só a defesa que evoluiu”, afirmou Bruno Uvini. 

“Clássico (contra o Palmeiras) é sempre difícil. Eles têm motivação extra, treinador novo, todo mundo quer mostrar serviço, mas a nossa motivação não é menor que a deles. Nunca. Temos objetivo, objetivo grande, e isso não pode fazer a vontade deles ser maior que a nossa. É um clássico, vamos com tudo pela vitória”, completou.

Uvini, que formará dupla de zaga com David Braz contra o Palmeiras, destacou a intertemporada comandada pelo técnico Oswaldo de Oliveira durante a parada da Copa do Mundo. O Santos venceu todos os jogos-treinos que disputou: contra RB Brasil, AD Guarujá e SEV-Hortolândia.

“Muito boa (preparação). Confiante, desde que cheguei, tenho trabalhado forte. O Oswaldo faz todos se sentirem importantes no grupo. Esse um mês foi bom também para conhecer melhor todo mundo, aprimorar a parte tática. Estava esperançoso e ela (oportunidade) está chegando. Estarei preparado”, disse.

Para encarar o Palmeiras, Oswaldo de Oliveira não poderá contar com o lateral direito Cicinho, que cumpre suspensão. Com isso, Victor Ferraz, contratado do Coritiba, fará a sua estreia com a camisa santista.

A dupla de zaga considerada titular por Oswaldo no inicio da temporada segue de fora. Isso porque Edu Dracena e Gustavo Henrique estão em fase final de recuperação de cirurgias ligamentares no joelho. Outro desfalque fica por conta de Thiago Ribeiro, que também se recupera de lesão.