Topo

Atlético-PR confirma contratação de Renato Gaúcho, que assume na quinta

Depois de três dias de negociações, Renato Gaúcho acertou sua ida para Atlético-PR - Júlio César Guimarães/UOL
Depois de três dias de negociações, Renato Gaúcho acertou sua ida para Atlético-PR Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

João Carlos de Santa

Em Curitiba

04/07/2011 15h03

O técnico Renato Gaúcho aceitou o convite do Atlético-PR e se apresenta na próxima quinta-feira, para assumir o posto vago há uma semana, depois da saída de Adilson Batista. Ele assinará contrato por seis meses, até o fim do Brasileiro.  O acerto com o treinador, que deixou o Grêmio na semana passada, aconteceu depois de três dias de conversações, no Rio de Janeiro, entre o técnico seu empresário e o diretor de futebol atleticano, Alfredo Ibiapiana.

As partes se reuniram por mais de quatro horas, na sexta-feira à noite e retomaram as conversas no sábado, em encontro que também entrou pela noite. O desfecho para a contratação do treinador foi oficializada nesta segunda-feira pelo presidente do clube, Marcos Malucelli, e pelo diretor de futebol do clube, Alfredo Ibiapina, que conduziu pessoalmente os ajustes para a chegada do novo comandante atleticano.

Renato Gaúcho chega a Curitiba na quinta-feira. Pela manhã ele será apresentado oficialmente à imprensa e à tarde comanda os primeiros treinamentos do time rubro-negro. Sua estreia em jogos será na partida do próximo sábado, contra o Avaí, na Arena.

Um dos assuntos que prolongaram as conversas era o salário de Renato, que, especula-se, ganhava cerca de R$ 400 mil no Grêmio e pretendia manter seus vencimentos próximos deste valor.

O acerto com o treinador aconteceu depois de duas tentativas fracassadas anteriormente. O clube recebeu negativas de Dunga e do uruguaio Diego Aguirre, que chegou a vir ao Brasil para discutir a proposta, mas preferiu aceitar o convite do clube árabe Al Nasr.

Renato Gaúcho chega com a responsabilidade de recuperar a equipe, que enfrenta sua maior crise técnica na era dos pontos corridos do Brasileiro. Depois de seis rodadas, ainda não venceu, sofreu seis derrotas e está na lanterna da competição.

“Estou muito feliz com esse acerto com o Atlético Paranaense. Em minha vida, tudo o que fiz foi com vontade. Sei que a situação do clube não é fácil, mas gosto de desafios e vou me esforçar para ajudar ao máximo o Atlético na recuperação no Brasileiro. A torcida pode ficar tranquila que vou procurar ao máximo tirar o Atlético desta situação”, declarou o treinador ao site oficial do Furacão.

O novo técnico é o quinto a dirigir o time em seis meses de temporada. Sua missão imediata, será recuperar a auto-estima dos jogadores, que está bastante baixa, segundo revelou Ibiapina, após a derrota por 3 a 1 para o Fluminense, na quinta-feira passada. 

“A torcida tem que estar junto do time. Eu conheço bem a torcida atleticana, sei que ela é muito forte, sempre foi muito difícil jogar contra o Atlético na Arena por causa do apoio das arquibancadas. Se tem alguém que pode ajudar e muito o clube neste momento este alguém é o torcedor. Por isso peço que a torcida esqueça o que passou, vamos pensar positivo e apoiando o clube daqui para frente. Trabalho, da minha parte, não vai faltar”, pediu o novo comandante.