Topo

Tribo dos EUA pede que ONU interceda na mudança de nome de time da NFL

O porta-voz do Washington Redskins disse que a ONU tem coisas mais importantes para se preocupar - Gary Cameron/Reuters
O porta-voz do Washington Redskins disse que a ONU tem coisas mais importantes para se preocupar Imagem: Gary Cameron/Reuters

Do UOL, em São Paulo

25/01/2014 20h52

O representante de uma tribo nativa do estado de Nova York, nos Estados Unidos, pediu que a ONU (Organização das Nações Unidas) interceda para que a equipe de futebol americano Washington Redskins mude de nome.

Ray Halbritter, representante da nação Oneida, alegou que a tribo considera que o nome Redskins é um insulto racial para os nativos dos Estados Unidos. Segundo ele, o secretário-geral adjunto para Direitos Humanos se comprometeu a continuar estudando o assunto e identificar caminhos dentro da ONU para seguir a investigação.

“Na reunião, falamos do papel que a ONU tem no combate ao racismo nos esportes. Conversamos sobre a esperança de a equipe de Washington possa dar um passo concreto para eliminar o uso da palavra como compromisso para se opor à discriminação”, disse Halbritter ao jornal Washington Post.

O porta-voz da equipe, Tony Wyllie, afirmou em comunicado que a ONU tem outras coisas mais importantes a se preocupar do que o nome de um time de futebol.