Desconfiados e esperançosos: o que os fãs europeus falam sobre Schumacher
Do UOL, em São Paulo
24/11/2018 04h00
Michael Schumacher tinha 44 anos quando sofreu o grave acidente de esqui em dezembro de 2013. Desde então, ele vive recluso na Suíça e os parentes mantêm sigilo sobre seu estado de saúde. A dois meses do aniversário de 50 anos do heptacampeão, que será no próximo dia 3 de janeiro, a família do ex-piloto voltou a se manifestar.
Primeiro foi a sua mulher, Corinna, que escreveu em uma carta que Schumacher "é um lutador e não desistirá". Na semana seguinte, o site oficial do ex-piloto divulgou a última entrevista concedida por ele antes do acidente. Os fãs continuaram sem nenhuma pista sobre as condições do alemão, e o mistério em torno dele voltou a ser assunto nas redes sociais.
Na Itália, onde ele é ídolo da Ferrari, e na Alemanha, seu país natal, alguns fãs de Schumacher demonstram incômodo com a falta de atualizações sobre seu estado de saúde, enquanto outros pregam respeito à privacidade da família e criticam a busca por novas informações. O que todos têm em comum é a esperança de voltar a vê-lo com saúde um dia. Veja como tem sido a repercussão entre os internautas europeus:
"Notícias que ainda deixam um fio de esperança, espero vê-lo novamente. Força Schumi!"
Notizia che lascia comunque un filo di speranza, spero ancora di rivederlo. Forza Schumi! #Schumacher
La moglie Corinna rompe il silenzio: "E' un combattente e non si arrenderà" https://t.co/
"A emoção de vê-lo no vídeo, o rosto relaxado, as palavras de amor para a Ferrari, os rivais e ídolos de todos os tempos e os segredos do sucesso. Tem de tudo nesta entrevista inédita de Schumacher divulgada pela família. Força, Schumi"
L'emozione di rivederlo in un video, il volto rilassato, le parole d'amore per la #Ferrari, i rivali e gli idoli di sempre e i segreti del successo. C'è tutto Michael #Schumacher nell'intervista inedita pubblicata dalla famiglia #ForzaSchumihttps://t.co/
"Michael não pilota mais, e eu nunca mais parei para ver uma corrida inteira... Também gostaria de saber como ele está"
"Antes de divulgar esta entrevista antiga, a família dele deveria ser honesta e dizer com clareza qual é o estado de Michael Schumacher"
"Uma curta declaração sobre como Michael está, não importa o quão grave seja a situação, seria importante para os fãs! Mesmo que Michael tenha algum dano permanente (o que ninguém deseja), a Sra. Schumacher poderia falar sobre isso e não deveria se envergonhar"
Nos comentários do portal alemão Welt, este leitor questionou a falta de informações sobre Schumacher na notícia sobre sua última entrevista: "Seria interessante saber se ele voltou a ficar bem nesse período"
Um jornalista respondeu ao comentário dizendo que "infelizmente, não se sabe como está a saúde dele. Sua família e seus agentes continuam a protegê-lo do público, e nós respeitamos isso. No dia 3 de janeiro, ele completará 50 anos"
Outro leitor fez a seguinte observação: "Até agora, não houve nenhuma declaração em que o próprio Michael Schumacher agradeceu aos fãs pelo apoio, apenas declarações do empresário e da família. Este fato em si já diz o suficiente sobre sua condição"
Este jornalista alemão alegou que a última entrevista de Schumacher não é inédita e mostrou um link de 2015: "Está no site da família há anos"
#Schumacher Interview Das Interview mit Michael Schumacher von Ende 2013 steht seit Jahren auf der Webseite der Familie. Es ist also keineswegs erst heute veröffentlicht worden. Hier ein Fund von Mai 2015https://t.co/
Alguns fãs criticam a repercussão do caso: "Apenas parem... Isso é o que os amigos dizem, sua última entrevista, blá blá blá... Michael é e sempre será o melhor, Vettel é ótimo e Mick Schumacher estará na F1 novamente em breve. E se não for? Também não importa! Só espero que ele não esteja sofrendo... Sua família tem sido ótima, e eu prefiro de lembrar de Schumi atacando na pista. Continue lutando"
"Deixem ele e sua família sozinhos. Eles entrarão em contato se algo mudar ou se precisarem de ajuda"
Enquanto isso, a saudade dos fãs só aumenta: "Acordei com uma saudade tremenda do Michael Schumacher. Continue lutando, campeão"
Questa mattina sto avendo un senso di nostalgia impressionante per Michael Schumacher, continua a lottare campione♥? pic.twitter.com/
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.