Topo

Tinga

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Dia das Crianças e um toque de esperança

Tinga com modelo de camiseta doada pelo Borussia Dortmund para evento do Dia das Crianças em Porto Alegre - Tinga / Arquivo pessoal
Tinga com modelo de camiseta doada pelo Borussia Dortmund para evento do Dia das Crianças em Porto Alegre Imagem: Tinga / Arquivo pessoal

Com Augusto Zaupa

12/10/2021 04h00

Parece até batido, mas, se não abordarmos constantemente este tema, ele fica ali esquecido, encostado no canto escuro. Estou falando de inclusão social, independentemente de raça, cor, opção sexual, classe social, faixa etária.... Mas por que isto agora? Simples, hoje, 12 de outubro, costumamos celebrar o Dia das Crianças. Esta é uma parte da parcela da sociedade que é negligenciada.

Com o projeto Fome de Aprender nas ruas há pouco mais de um ano e meio, resolvemos organizarmos um torneio de futebol com crianças de 9 a 14 anos, envolvendo oito equipes, que foi batizado de Dia das Crianças - Mantos da Esperança. O torneio será no Campo do Pampa, na Restinga, bairro humilde onde cresci em Porto Alegre.

A ideia é darmos um pouco de alegria aos jovens nesta crise financeira e de abismo social que implodiu ainda mais devido à pandemia. Além de uniformes e medalhas, serão distribuídos brinquedos e refeições — os 1000 brinquedos foram comprados com comerciantes de dentro da nossa comunidade. Estamos preparados para receber cerca de 1000 crianças (200 irão disputar o campeonato) e os seus familiares.

Encarte do torneio Dia das Crianças - Mantos da Esperança, organizado por Tinga - Arquivo Pessoal / Tinga - Arquivo Pessoal / Tinga
Cartaz do torneio Dia das Crianças ? Mantos da Esperança, organizado por Tinga
Imagem: Arquivo Pessoal / Tinga

Para colocar o torneio em campo, estamos contanto com o apoio do Borussia Dortmund, da Federação Gaúcha de Futebol e da Dresch Sports, entre outros. Por eu ter jogado por quatro anos na Alemanha, o Borussia foi muito prestativo ao doar mais de 200 camisetas que serão doadas entre a gurizada que irá a campo. Fiquei muito feliz ao ser prontamente atendido pelos dirigentes do clube, pois eles entenderam a importância desta ação social.

A Dresch foi responsável por produzir e oferecer os uniformes dos times participantes. Como eu estava prestes a renovar o meu contrato de parceria com esta empresa de material esportivo aqui do Rio Grande do Sul, abri mão de um bônus financeiro em troca do fardamento. Vale ressaltar a importância destes uniformes, pois os oito times que irão participar do campeonato fazem parte de projetos sociais e alguns deles sequer possuem bolas, camisetas, calções, meiões ou chuteiras. Com os escudos estampados nestes fardamentos, estes times ganharão uma identidade. Já a FGF concedeu as medalhas e troféus que também serão entregues aos participantes.

Nestas datas especiais — Dia das Crianças, Dia das Mães e Natal —, o Time Fome de Aprender busca fazer ações com o nosso ônibus, sempre ligado à doação de alimentos (almoço ou jantar), em parceria com empresas e outros projetos sociais, como o Seleção do Bem, encabeçado pelo Dunga.

Faço questão de reforçar que todos os meus projetos só são colocados em prática graças à ajuda (financeira ou com serviços) de empresários ou celebridades/esportistas - entre eles, o técnico Tite, o treinador e capitão do tetra, Dunga, o apresentador Milton Neves, e a modelo Gisele Bündchen, por meio da Brazil Foundation. Busco conscientizar todos os envolvidos que a inclusão social só será possível se tivermos este olhar mais atenciosos aos que necessitam.

Tinga com o kit da FGF que será entregue no torneio Dia das Crianças - Mantos da Esperança - Arquivo Pessoal / Tinga - Arquivo Pessoal / Tinga
Tinga com o kit da FGF que será entregue no torneio Dia das Crianças - Mantos da Esperança
Imagem: Arquivo Pessoal / Tinga

Ao estampar os nomes/logotipos destas marcas, o meu objetivo é deixar claro às empresas envolvidas que há esperança de um futuro promissor por meio do trabalho e da educação. Desta forma, conseguimos fechar com novos parceiros a cada ação que organizados. São empresas grandes e pequenas, cada uma ajuda como pode. O importante é prestar auxílio à sociedade de alguma forma.

Esta ação Dia das Crianças - Mantos da Esperança parece ser algo simples, mas ela mexe com uma comunidade. O bairro da Restinga tem atualmente cerca de 150 mil habitantes, população superior a de muitos municípios brasileiros. É difícil atender a todos, mas estamos nos esforçando para alcançarmos o máximo de pessoas que pudermos.

Será um trabalho comunitário, pois todos os projetos irão chegar cedo ao Campos do Pampa para ajudar a montar a estrutura que receberá a criançada e os familiares. Para darmos valor aos esforços deste trabalho e conscientizarmos esta gurizada, sacos de lixos serão entregues a cada grupo, já que eles serão responsáveis no auxílio da limpeza.

Que 12 de outubro seja às crianças um dia para aprender, brincar e sorrir. Precisamos manter as esperanças e lutarmos para que elas sejam realmente incluídas na sociedade.


* Agradecimentos às empresas/parceiros que estão apoiando esta ação: Buffon, Alibem, Território, Colombo, Japa, Super Kan, Elo Everything Connected, Exponencial, Espaço Luz Energia Solar, Seleção do Bem, Dresch, RMS Telecom, Montebelo Construtora, PFC Comunicação, Tintas Killing; Sieben 7our, Bom Princípio Alimentos e Cássio