Topo

Tinga

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Denílson Show tem estilo único ao debater futebol

Renata Fan brinca com Denílson durante o Jogo Aberto - Reprodução/Bandeirantes
Renata Fan brinca com Denílson durante o Jogo Aberto Imagem: Reprodução/Bandeirantes

05/02/2022 04h00

Com Augusto Zaupa

O Grupo Bandeirantes conta hoje com artistas relevantes, renomados, carismáticos e que sabem se comunicar muito bem com o público. Entre eles, Faustão, Datena, Renata Fan, Milton Neves, Neto, Ana Paula Padrão e Zeca Camargo, entre outros. Mas uma figura especificamente me chama atenção por não ter sido moldado para a função que exerce: o ex-jogador Denílson.

Denílson Show, como foi apelidado pelo seu jeito extrovertido, debate sobre futebol de forma irreverente e alto-astral, assim como era nos gramados. Como se tivesse deixado a base de um clube para o time profissional, ele chegou tímido na Band e foi ganhando os espaços, tanto que já está no grupo há uma década. Mas até parece que foi ontem, porque a sua forma de se comunicar é tão simples e direta que nos conquista e queremos continuar a ouvi-lo e vê-lo.

Mas salve o engano quem acredita que o pentacampeão mundial em 2002 pela seleção brasileira só sabe brincar no ar, pelo contrário, ele tem vasto conhecimento de futebol pelos 20 anos que se dedicou ao esporte, além de canal aberto para se comunicar com os jogadores, o que o auxilia ainda mais quando analisa partidas, contratações, demissões, modelos de jogos... Sempre com muito respeito e olhar global, sem apontar o dedo para determinados personagens.

Depois que decidiu se aposentar do futebol, Denílson foi certeiro ao aceitar o convite para trabalhar na televisão. Não o vejo apenas como comentarista do Jogo Aberto, mas também como apresentador porque ele tem muita desenvoltura em frente às câmeras.

"Me sinto um pouco dos dois. Pendendo mais para apresentador do que como comentarista. O programa é muito dinâmico, uma hora e meia de muita dinâmica entre a Renata [Fan] e eu, entre uma matéria e outra", me disse Denílson, ao perguntar como ele se vê nestas funções. A minha ideia, obviamente, é me fixar como apresentador, mas acredito que eu circulo bem nas duas funções", completou.

Denílson, comentarista da TV Band, celebra título do Palmeiras na Copa Libertadores - Reprodução/TV Band - Reprodução/TV Band
Denílson celebra título do Palmeiras na Copa Libertadores durante o Jogo Aberto
Imagem: Reprodução/TV Band

O Denílson foge daquelas características de ex-jogadores que são contratados por meios de comunicação para debater o futebol. Mesmo não sendo o apresentador principal de uma atracação como o Jogo Aberto, ele tem um protagonismo muito grande numa emissora repleta de estrelas, muitas delas ligadas ao núcleo do esporte.

Ele tem um formato bem particular ao falar sobre o mundo da bola e deu muito certo. Me inspira muito caras como ele que deixaram a bolha do futebol e que encontram uma forma bem particular para se comunicar, mantendo sempre a sua alegria, naturalidade e sem perder o seu jeito original, pontos de muita relevância.

Denílson é cercado por quatro jogadores turcos durante a semifinal da Copa do Mundo de 2002, disputada no Japão e na Coreia do Sul - ALAOR FILHO/AE - ALAOR FILHO/AE
Denílson é cercado por quatro jogadores turcos durante a semifinal da Copa do Mundo de 2002
Imagem: ALAOR FILHO/AE

A adaptação à nova função foi rápida porque ele não precisou mudar muitos pontos em relação à sua vida pessoal. Ele transferiu toda a criatividade que tinha dentro de campo para a TV. Denílson virou inspiração para outros atletas que estão prestes a se aposentar e que planejam um dia levar o seu conhecimento ao público que consome futebol.

Na segunda-feira (7), o Denílson estreia ao lado do jornalista Chico Garcia, com quem trabalha junto na Band, o seu podcast semanal "Denílson Show". Tive a honra de ser convidado como o primeiro participante da atração e desejo muita sorte a ele e o amigo gaúcho nesta nova jornada.