Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Leveza ao redor de Suárez é o caminho para a fluência ofensiva do Grêmio

Colunista do UOL

20/01/2023 14h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Luis Suárez foi a notícia da semana no futebol brasileiro! Não só pela estreia dele no tricolor, mas pela forma como debutou. Os quase 60 minutos em campo foram um assombro! Precisão nas finalizações, movimentos inteligentes de desmarque e apoio. O imenso talento dele é o maior responsável por isso, mas o encaixe com as características dos demais meias e atacantes titulares foi importante também.

É claro que o nível técnico do São Luiz precisa ser considerado. O Grêmio, porém, não tem nada a ver com isso. E fez dentro de campo aquilo que se esperava dele.

O uruguaio está inserido nisso. Poderia ter saído do jogo com cinco gols marcados na conta. Além dos três tentos, quase fez um lindo gol ao driblar o goleiro sem encostar o pé na bola, e chegou perto de ampliar em uma cabeçada no 2º tempo.

Renato Gaúcho escalou o Imortal num 4-2-3-1 na última quarta-feira. Mais do que a plataforma tática, o que deixou Suárez a vontade, foi a mobilidade dos atletas em sua volta.

01 - WILLIAM ANACLETO/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO - WILLIAM ANACLETO/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO
Renato Gaúcho, técnico do Grêmio, durante jogo contra o São Luiz
Imagem: WILLIAM ANACLETO/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

Campaz não parava do lado direito do ataque. Circulava para o centro, recuava para armar e até no lado esquerdo foi visto. Bitello foi o meia central, mas ocupou uma faixa extensa do gramado, entrou na área, encostou nos dois lados. Ferreira se aproximou constantemente de Suárez. Entrou em diagonal na direção área.

Fábio e Reinaldo foram agudos pelas laterais. Pepê e Villasanti circularam com desenvoltura pelo meio. Tudo feito com intensidade bem acima da média para um primeiro jogo de temporada. Animador!

Essa rotatividade cria um ambiente propício para Suárez render. Obviamente não tem a mesma mobilidade de outros tempos. A velocidade já não é uma arma, mas os espaços foram surgindo naturalmente para o camisa 9 a partir dos movimentos dos companheiros. Com espaços ocupados e atacados no tempo certo por outros jogadores, as oportunidades surgiram naturalmente.

Além dos atletas que iniciaram o primeiro jogo da temporada, o Grêmio terá outras opções para Renato definir qual é a melhor formação titular. A diretoria ainda busca alguns reforços de velocidade para os lados do campo. Isso certamente ampliará o leque, mas do meio para frente ainda há Carballo e Cristaldo para disputar uma vaga. Gustavinho e Everton Galdino são apostas que também terão seus minutos.

O nível de enfrentamento oferecido pelo São Luiz não é o parâmetro que o Grêmio terá na maior parte da temporada, mas a ideia está posta. Para potencializar o seu principal nome, um ataque móvel e que gere volume em cima da última adversária se faz necessário.