Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Os atacantes centrais da seleção sub-20 no Sul-Americano

Colunista do UOL

18/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Encerrando a série sobre todos os jogadores que representarão o Brasil no Sul-Americano sub-20 que começa amanhã, na Colômbia, é dia de conhecer de forma mais profunda os atacantes que Ramon Menezes utiliza no centro da linha de frente. Vitor Roque e Renan Viana, ambos do Athletico, são as opções. Endrick havia sido convocado, mas foi cortado após pedido de dispensa do Palmeiras, abrindo espaço para Renan.

Vitor Roque - Athletico
28/02/2005 - 17 anos - 1,72m - 76kg

Com as dispensas por pedidos dos clubes, se tornou, ao lado de Andrey, a principal referência de sucesso nos profissionais até aqui. É titular do atual vice-campeão da Libertadores. Ascensão meteórica em uma carreira que promete muito! Contratado por R$ 24 milhões junto ao Cruzeiro em abril do ano passado, Vitor Roque já tem 36 jogos com a camisa do Furacão, 19 como titular, fez sete gols e deu três assistências.

Natural da cidade de Timóteo, interior de Minas Gerais, ele começou na base do América/MG e se transferiu para o Cruzeiro aos 14 anos. O Coelho chegou a acusar a Raposa de aliciamento à época e o time celeste ficou de fora de algumas competições de base logo depois. Subiu aos profissionais do Cruzeiro em outubro de 2021, com só 16 anos, com Vanderlei Luxemburgo, e deixou Belo Horizonte depois de 16 partidas em que foi utilizado. Marcou seis gols.

Vitor Roque ganhou espaço no Athletico ao entrar muito bem em jogos do Brasileirão passado e por não sentir a pressão em confrontos pela Libertadores. Pablo se lesionou e caiu de produção, e o garoto conquistou a posição na reta final da temporada. Tem muita personalidade. É o nome certo para liderar o ataque da seleção. Está em processo de amadurecimento, inclusive físico, mas já é forte para se impor perante os zagueiros.

01 - Robson Mafra/AGIF - Robson Mafra/AGIF
Vitor Roque comemora gol pelo Athletico contra o Libertad, pela Libertadores
Imagem: Robson Mafra/AGIF

Mesmo com 1,72m, o atacante não sente quando encara defensores que usam a força física para vencer duelos. É agressivo! Inclusive em rápidas reações após a perda da bola e nos movimentos de subida de pressão de sua equipe. É destro e usa frequentemente a perna esquerda. Não se trata de um atacante altamente refinado tecnicamente, mas raciocina rápido e dá soluções inteligentes às jogadas, mesmo em espaços curtos. É prático!

Jogava bastante como ponta-direita na base e chegou a ser utilizado assim na seleção, mas com a saída de Endrick assumiu o centro do ataque. Muito explosivo em distâncias curtas. Rompe a última linha rival com facilidade. É ágil, busca o enfrentamento individual. Finaliza com muita força. Pode melhorar o potencial de articulação fora da grande área e a técnica de cabeceio.

Renan Viana - Athletico
31/01/2003 - 19 anos - 1,89m - 80kg

Favorecido com o corte de Endrick, Renan Viana teve sua primeira convocação para uma seleção de base do Brasil, e já vai disputar um torneio da importância do Sul-Americano sub-20. Nascido em Nova Granada, cidade próxima a São José do Rio Preto, extremo norte do estado de São Paulo, ele começou sua trajetória no Grêmio Novorizontino. Chegou a ser emprestado ao Flamengo no Sub-17, mas se fixou no Athletico a partir de 2020.

Subiu ao sub-20 em 2021 e desde então vem se destacando com ótima média de gols na categoria. Já era monitorado pela comissão técnica da seleção. Estava com o Furacão na Copinha. Fez dois gols e deu uma assistência na estreia do time na competição. Foi relacionado para apenas um jogo dos profissionais do Athletico, a última rodada do Brasileirão de 2021, mas ainda não estreou.

02 - Divulgação/Site oficial do Athletico - Divulgação/Site oficial do Athletico
Renan Viana, atacante do Athletico
Imagem: Divulgação/Site oficial do Athletico

É o único centroavante de ofício do elenco. É destro e atua basicamente na região central do ataque. Buscando diagonais curtas entre os zagueiros para atacar o espaço e finalizar de primeira. Chuta bem e se posiciona de forma eficaz para resolver rapidamente os lances. Marca diversos gols de rebote e completando cruzamentos rasteiros exatamente por isso.

Capacidade de antecipação em bolas aéreas na primeira trave. Boa técnica de cabeceio. Tem porte físico, mas precisa ser mais contundente no jogo de costas para a meta rival. Em duelos de ligação direta também. Costuma sofrer neste cenário diante de zagueiros mais fortes. Mesmo sendo um jogador alto, não é um atacante lento, consegue ter explosão em distâncias médias. Abre a passada e chega bem em bolas nas costas da zaga adversária.

Consegue apresentar um desempenho eficaz ao finalizar de perna esquerda. Precisa ajeitar o corpo e necessita de mais espaço para fazer isso. Pode evoluir no jogo fora da área. Não acrescenta tanto poder de articulação longe dos metros finais do campo. Por mais que seja um jogador muito voltado a terminar as jogadas, acrescentaria uma valência importante a seu estilo.