Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Portugal prova que é melhor sem Cristiano Ronaldo

Colunista do UOL

06/12/2022 17h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O dia 06 de dezembro de 2022 é a data em que o mundo entendeu que Cristiano Ronaldo não é mais imprescindível como titular de Portugal. Fernando Santos teve a coragem de sacar um dos maiores jogadores da história, mas que passa longe de viver o seu melhor momento, e colocou o jovem Gonçalo Ramos. Estreante como titular lusitano, ele marcou três gols na goleada por 6x1 e resolveu um dos problemas coletivos da equipe.

Escalações

Fernando Santos surpreendeu ao deixar Cristiano Ronaldo no banco. Gonçalo Ramos foi o centroavante. João Cancelo e Ruben Neves também perderam espaço. Diogo Dalot foi o lateral-direito e Otávio recebeu nova oportunidade no meio. Já Murat Yakin não contou com o lateral-direito Widmer. Edimilson Fernandes foi improvisado no setor. Schar seguiu na zaga e Elvedi no banco. Ele mudou o time para o 5-3-2.

Bola rolando

Não demorou para que Gonçalo Ramos justificasse a opção de Fernando Santos. Recebeu um passe de João Félix dentro da área e soltou uma bomba de canhota, de virada, aos 16 minutos, surpreendendo Sommer e abrindo o placar para Portugal. A presença na área e a profundidade gerada o jogo inteiro solucionaram um dos problemas coletivos que a seleção lusa apresentou nos jogos anteriores.

Cristiano Ronaldo ficava sempre entre os zagueiros, mas não conseguia oferecer a profundidade e o volume necessários em cima da última linha de defesa rival com tanta frequência. Gonçalo conseguiu! E isso fez com que o jogo português fluísse. Foi ajudado neste sentido por João Félix, que fez uma ótima apresentação, e alternou chegadas na área com auxílio na articulação de jogadas.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como Portugal e Suíça iniciaram o duelo válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2022
Imagem: Rodrigo Coutinho

Bernardo Silva, Otávio, William Carvalho e Bruno Fernandes se aproximavam por dentro, como de praxe, com total liberdade de circulação e a qualidade técnica que os caracteriza no manejo da bola. Diogo Dalot e Raphael Guerreiro ofereceram amplitude e profundidade pelos flancos. O time criou algumas oportunidades.

A Suíça não conseguia encaixar a marcação. Com uma linha de cinco atrás, Ricardo Rodriguez de zagueiro e Vargas de ala-esquerdo, o time tinha inferioridade numérica no meio, justamente o setor em que Portugal mais acumula jogadores. Integrantes da linha defensiva ficavam sem referência de marcação e, quando iam para o combate, ficavam ''vendidos'' pela troca de passes.

Pepe, em uma linda cabeçada, marcou o segundo aos 32'. Sommer evitou uma derrota parcial pior ao defender finalizações precisas de Gonçalo Ramos e Otávio. Bernardo Silva dava ritmo na circulação da bola. Bruno Fernandes oferecia o seu recital de passes precisos e assistências, incluindo o gol do zagueiro nascido no Brasil.

02 - Jay Barratt - AMA/Getty Images - Jay Barratt - AMA/Getty Images
Pepe, de cabeça, marcou o segundo gol de Portugal contra a Suíça
Imagem: Jay Barratt - AMA/Getty Images

O zagueiro Schar saiu lesionado no intervalo e Comert o substituiu. Yakin desfez a linha de cinco no 2º tempo e trouxe de volta o tradicional 4-2-3-1. Não adiantou! Já abalados pelo resultado contrário, os suíços foram frouxos na marcação, e acabaram atropelados em dez minutos. Gonçalo Ramos marcou mais um ao aproveitar cruzamento rasteiro de Dalot. Raphael Guerreiro fez o quarto em linda jogada coletiva.

Akanji diminuiu em escanteio cobrado por Shaqiri aos 12'. Mas Gonçalo Ramos voltou a marcar logo depois. Recebeu de João Félix e encobriu Sommer com uma linda cavadinha. Letal! Rápido nos movimentos, intenso nos duelos com os zagueiros e prático na hora de finalizar.

Cristiano Ronaldo só foi a campo aos 28 minutos, no lugar do próprio atacante do Benfica. Chegou a fazer um gol bem anulado e mostrou novamente sua limitação de movimentos dos dias de hoje. Quem concluiu a goleada foi o atacante do Milan, Rafael Leão, que recebeu em contra-ataque pela esquerda e fez um lindo gol nos acréscimos.