Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Na 'chamada' dos favoritos, Brasil diz 'presente'

Colunista do UOL

05/12/2022 17h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Numa fase em que as principais forças da Copa 2022 deram boas respostas, a seleção brasileira não ficou para trás. Aproveitou os espaços concedidos pela Coreia do Sul e enfiou uma goleada nos asiáticos ainda no 1º tempo. O 4x1 contou com boas atuações de basicamente todos os titulares. Até mesmo Alisson se destacou quando exigido. Mesmo com a queda brusca de desempenho no final, o time ganha moral.

Escalações

Tite teve os retornos de Danilo e Neymar. Escalou o camisa 2 na lateral-esquerda pelos desfalques de Alex Sandro e Alex Telles. Militão foi o lateral-direito. Paquetá voltou a atuar como segundo homem de meio-campo. Já Paulo Bento contou com Hwang Hee-Chan como titular. Kim Min-Jae voltou ao miolo de zaga e Lee Jae-Sung formou o meio-campo. Armou um 4-4-2 pela primeira vez nessa Copa.

Bola rolando

A opção do técnico português não foi feliz. Provavelmente queria surpreender Tite, que assim que a bola rolou sinalizou a Casemiro a presença do melhor jogador adversário no centro do ataque, mas acabou esvaziando o seu meio-campo. Erro crasso diante de um time que sabe ocupar espaços. Não demorou para que a Seleção abrisse o placar. A bola circulava mais livremente e as jogadas fluíam.

Houve mais facilidade para transitar na intermediária ofensiva e acionar os pontas. Raphinha recebeu pela direita e fez grande jogada antes de cruzar rasteiro para Vini jr marcar um lindo gol logo aos sete minutos. Na sequência, Richarlison ganhou um rebote dentro da área, se antecipou ao volante Jung Wong-Woo e foi derrubado. Neymar foi pra bola e bateu da sua forma característica. Só rolou no canto esquerdo do goleiro.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como Brasil e Coreia do Sul iniciaram o jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2022
Imagem: Rodrigo Coutinho

A Coreia ficou atônita. Se já estava exposta, se abriu ainda mais na tentativa de criar. Até conseguiu boas jogadas com Hwang Hee-Chan pela esquerda, mas Alisson e a defesa brasileira neutralizaram, e acionaram rápidos contra-ataques. Menos participativo no campo defensivo, o quarteto de ataque passou a receber muitas bolas em velocidade, com espaço, e a qualidade deles se sobressaiu naturalmente.

Richarlison marcou um golaço aos 28'. Novamente ganhou uma bola em disputa e contou com a participação luxuosa da dupla de zaga brasileira para receber de cara com o goleiro e ampliar. Aos 35', foi a vez de Paquetá finalizar de direita um cruzamento de Vini Jr. Contra-ataque puxado por Neymar, que pareceu não sentir nada em relação à lesão que o tirou de dois jogos. Danilo também fez um jogo seguro.

Paquetá e Richarlison ainda perderam grandes chances de marcar o quinto antes do intervalo. Mesmo administrando o ritmo no 2º tempo, o Brasil continuou produzindo. Raphinha, louco para fazer o seu gol, teve três chances antes dos 20 minutos, mas desperdiçou as três, estava nitidamente ansioso. O relaxamento só não rendeu gols aos sul-coreanos por conta de Alisson, que fez duas defesas impressionantes.

02 - Mohammad Karamali/DeFodi Images via Getty Images - Mohammad Karamali/DeFodi Images via Getty Images
Neymar, atacante do Brasil, dribla o juiz e dois jogadores da Coreia
Imagem: Mohammad Karamali/DeFodi Images via Getty Images

Daniel Alves, Martinelli, Bremer, Rodrygo e até mesmo Weverton foram a campo. Um pouco antes da entrada do goleiro do Palmeiras, o camisa 1 brasileiro não conseguiu defender um lindo chute de Paik Seung-Ho da intermediária.

O Brasil deu muitas chances aos sul-coreanos depois da metade da 2ª etapa. Isso chegou a ameaçar a boa vantagem construída antes do intervalo. Um alerta. Não dá para relaxar em Copa do Mundo! A Croácia será a adversária das quartas de final na próxima sexta-feira e certamente trará mais dificuldades.