Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Casemiro salva atuação decepcionante do Brasil

Colunista do UOL

28/11/2022 14h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A seleção brasileira está matematicamente classificada para as oitavas de final da Copa do Mundo, bateu a Suíça por 1x0, gol de Casemiro, um dos jogadores mais regulares da equipe, mas o time de Tite não teve uma boa atuação ao longo dos 90 minutos. A escalação inicial não funcionou, e só houve melhora com algumas mexidas a partir do intervalo. Rodrygo e Bruno Guimarães deram verticalidade ao Brasil.

Sem Neymar e Danilo, Tite confirmou o Brasil com Militão na lateral-direita e Fred no meio-campo. Lucas Paquetá foi adiantado. Já Murat Yakin surpreendeu ao não escalar Shaqiri de início. O jovem Rieder entrou pela direita. Foi a única mexida relação ao jogo de estreia. O 1º tempo foi extremamente travado. A Suíça se defendeu muito bem e o Brasil não apresentou criatividade para criar espaços. Foi lento ao circular a bola.

O time suíço conseguiu basicamente anular o espaço entre a defesa e o ataque, e a Seleção foi burocrática. Tentou acionar os pontas, mas Vini Jr esteve abaixo. Um pouco desatento e facilmente batido nos duelos individuais. Teve inclusive uma ótima chance em cruzamento de Raphinha, mas finalizou mal e Sommer espalmou.

Faltava mais movimentos de apoio aos extremos, ultrapassagens por dentro, dobras para dividir a marcação. Até mesmo Marquinhos e Thiago Silva foram vistos na circulação de bola brasileira no ataque, mas verticalizar o passe estava difícil. Fred e Paquetá ficaram extremamente presos em seus movimentos. Os suíços também valorizavam a bola em determinados momentos. Tiravam a velocidade com Xhaka e Freuler.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como Brasil e Suíça iniciaram o duelo válido pela 2ª rodada do Grupo G da Copa do Mundo 2022
Imagem: Rodrigo Coutinho

A dupla de zaga, Akanji e Elvedi, além de segura defensivamente, acrescentava bons passes o time europeu. Vargas era ótima opção pela esquerda, mas Militão dava conta do recado. Apesar de contar com um Brasil abaixo em termos de pressão na bola na hora de defender, a Suíça não teve nenhuma chance clara de gol. Mais uma vez a retaguarda brasileira esteve segura.

Tite sacou Lucas Paquetá no intervalo para a entrada de Rodrygo. Pouco depois tirou Fred e Bruno Guimarães entrou. Vini Jr conseguiu encontrar mais espaços em algumas jogadas de transição rápida pela esquerda. Desta forma quase conseguiu servir Richarlison na pequena área e marcou um gol que foi bem anulado por impedimento do camisa 9 brasileiro na origem do lance.

02 - Matthias Hangst/Getty Images - Matthias Hangst/Getty Images
Bruno Guimarães disputa bola em Brasil x Suíça pela Copa do Mundo
Imagem: Matthias Hangst/Getty Images

A Suíça seguia com a mesma estratégia do 1º tempo e postura de marcação da seleção brasileira pouco mudou. Bruno Guimarães deu mais agressividade ao meio-campo em relação a Fred. Gabriel Jesus e Antony também entraram nas vagas de Richarlison e Raphinha. Em fase ofensiva, porém, o Brasil seguiu sem conseguir criar chances até os 37 minutos.

Enfim houve um movimento de infiltração no momento em que a bola chegou nos pés dos pontas. Pela esquerda, Casemiro se lançou quando Vini Jr recebeu, e Rodrygo escorou para o camisa 5 bater no ângulo e marcar um lindo gol. Rodrygo ainda chegou perto de marcar duas vezes, mas esbarrou no bom goleiro Sommer. Na ausência de Neymar, o atacante do Real Madrid provou que tem que ser titular.