Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Coutinho: Ceará enxuga e qualifica o elenco para 2022

Nino Paraíba foi apresentado como novo reforço do Ceará - Reprodução/Instagram
Nino Paraíba foi apresentado como novo reforço do Ceará Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

26/01/2022 12h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se há um clube do futebol brasileiro que vem cumprindo de forma religiosa a cartilha do crescimento, este é o Ceará. Pagando salários em dia e se organizando financeiramente, o Vozão, mesmo não alcançando o que imaginou dentro de campo em 2021, novamente demonstra força ao manter sua espinha dorsal e trazer nomes de valor para o elenco.

Tiago Nunes tem a responsabilidade de fazer aquilo que Guto Ferreira acabou não conseguindo na última temporada. Subir o patamar de atuações do alvinegro com um plantel mais qualificado e cheio de opções interessantes. Não que o Ceará tenha o melhor grupo de jogadores do Brasil, mas sonhar com algo além da 11ª colocação na Série A é possível.

Além disso, o Ceará disputará mais uma vez a Copa Sul-Americana. Em 2021 havia grande expectativa sobre o desempenho da equipe, mas o time acabou eliminado na 1ª fase. Nem é preciso dizer que o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste são focos de conquista. E ir mais longe na Copa do Brasil é necessário.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Quem chegou e quem saiu do Ceará
Imagem: Rodrigo Coutinho

Se já tinha uma equipe competitiva, que foi se ajustando novamente na reta final do Brasileirão com Tiago Nunes, algumas peças que chegaram podem auxiliar no desenvolvimento. A grande incógnita é saber como o treinador montará o modelo de jogo. Tiago tentou implementar mudanças assim que assumiu e o time não deu a resposta. Voltou atrás e repetiu conceitos já utilizados com Guto e a equipe melhorou.

Sabe-se que Tiago Nunes possui ideias ofensivas mais elaboradas em relação ao ex-técnico do Vozão. Com mais tempo de treinos e um início de temporada com adversários menos competitivos, é possível que consiga desenvolver algo próximo do que acredita. No Furacão tinha um time adaptável. Por vezes reativo, mas que também propunha o jogo em determinados cenários.

Outro detalhe importante é o enxugamento do elenco. Muitos atletas pouco utilizados foram emprestados. Alguns que tiveram os vínculos de empréstimo encerrados com outros clubes não ficaram. Isso é primordial para uma planificação de treinos que atenda a todos e deixe os níveis físico e anímico dos atletas mais equilibrado.

Setor e setor

Grande problema na temporada 2021, a lateral-direita recebeu dois atletas que fizeram um bom Brasileirão. Nino Paraíba deve ser o titular. Está entre os cinco melhores da posição no cenário nacional. Michel Macedo, ex-Corinthians e que teve desempenho seguro no Juventude, completa o setor. Gabriel Dias foi para o Cruzeiro e Igor para Portugal. Buiu é a terceira opção

Na zaga, Lucas Ribeiro substitui Klaus, que foi para o Botafogo. Esta é sem dúvida a chegada mais polêmica. Primeiro pelo desempenho ruim recente do atleta no Internacional. E segundo pelo vazamento de um vídeo íntimo com uma menor de idade na época em que atuava no Vitória. Vai precisar se recuperar.

Lucas oferece características diferentes em relação a Messias e Luiz Otávio, a forte dupla titular. É um zagueiro mais leve e técnico para sair jogando. Há ainda Gabriel Lacerda, que deu ótimas respostas quando precisou jogar em 2021. Os garotos Marcos Victor e Jefferson Maciel completam o setor. Nada mudou entrou os goleiros. João Ricardo e Richard, arqueiros de ótimo nível, seguirão protagonizando uma interessante disputa por posição.

Victor Luís veio do Palmeiras e será a sombra do regular Bruno Pacheco na lateral-esquerda. Também possibilitará que Kelvyn jogue mais vezes no meio-campo, quando for esta a opção de Tiago Nunes, algo que aconteceu algumas vezes em 2021.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Organograma do elenco do Ceará em 2022
Imagem: Rodrigo Coutinho

Na ''volância'', saem Fabinho, Pedro Naressi, Oliveira e Anderson Uchôa. Chegam Richard e o velho conhecido Richardson. Mais dinâmica de movimentação e força física adicionadas ao setor. Fernando Sobral é o titular absoluto. William Oliveira e Marlon vão brigar pela outra vaga com os reforços. Ainda tem o jovem Giovane.

Vina e Lima seguem como peças importantes no setor de criação. O jovem Léo Rafael deve ganhar mais chances nesta temporada, mas talvez seja a posição mais carente de peças de reposição. É provável que Tiago Nunes use Lima mais centralizado, como reserva imediato de Vina. Jorginho é a saída mais sentida.

O ataque também passou por uma ''limpa'' considerável. Yoni Gonzalez, Hélio, Wendson, Airton e Rick sairam. Este último o mais útil deles. Iury Castilho e Zé Roberto chegaram. Jael, Cléber, Erick, Mendoza, Gabriel Santos e Vitor Jacaré são as demais opções. Uma infinidade de características. Dá pra montar trios ofensivos de diversas maneiras.

O Vozão estreia na temporada 2022 neste sábado, às 17h45, diante do Sergipe, em casa, pela 1ª rodada da Copa do Nordeste. Ótima oportunidade para começar a acompanhar como Tiago Nunes vai lidar com as boas opções que tem.