Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Coutinho: Recuperação de Wesley ditará o tamanho do acerto do Inter

Colunista do UOL

02/01/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Colorado venceu a concorrência com o São Paulo e fechou a contratação por empréstimo do centroavante Wesley Moraes. O brasileiro de 25 anos pertence ao Aston Villa e estava em sua segunda passagem no Club Brugge(BEL), clube em que despontou no futebol europeu. Tem características de jogo que encaixam muito bem naquilo que Alexander Medina pensa, mas precisa retomar o ritmo. A aposta é muito válida!

Wesley entrou em campo apenas 12 vezes nos últimos 24 meses, só três como titular, duas delas no time Sub-23 dos ''Villans''. O atacante natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, sofreu ruptura dos ligamentos do joelho direito em janeiro de 2020, em jogo pela Premier League. Após uma recuperação complicada, só voltou a atuar em abril de 2021.

Recentemente, no Brugge, ele não chegou a ter uma sequência longa de jogos. Foram só seis partidas desde setembro. No Colorado terá que contar com um planejamento especial de treinos, e monitoria eficaz para reduzir os danos físicos causados por tanto tempo inativo e sem frequência de jogos. Terá alguns meses para se colocar em forma visando o período mais importante da temporada.

01 - Action Images via Reuters/Matthew Childs  - Action Images via Reuters/Matthew Childs
Wesley Moraes em atuação pelo Aston Villa
Imagem: Action Images via Reuters/Matthew Childs

Com 1,91m e 86kg, Wesley Moraes chegou a atuar quatro minutos com a camisa da Seleção num amistoso contra a Argentina, em novembro de 2019. Tite tinha o centroavante no radar para acrescentar uma valência ofensiva em falta na equipe. Um 9 mais típico na área. De mais imposição física e estatura. Com esses requisitos, foi comprado por R$ 105 milhões em julho de 2019 pelo clube de Birmingham.

Ele foi revelado pelo Itabuna, da Bahia, e acabou comprado pelo Terencin, da Eslováquia, em 2015. Não demorou a se destacar nas fases prévias da Champions League e do campeonato local, tanto que chamou a atenção do Brugge cinco meses depois. O clube belga o adquiriu em janeiro de 2016 e contou com seu futebol durante quatro temporadas.

Foi campeão nacional na Eslováquia e na Bélgica seis vezes entre Taças e Ligas. Somou 38 gols em 136 jogos pelo Brugge. No Terencin balançou as redes oito vezes em 22 partidas. No Aston Villa, comemorou seis tentos e deu uma assistência em 28 jogos. Tem nível para chegar ao futebol sul-americano e ser uma ferramenta importante no sistema ofensivo dos gaúchos.

Como expliquei aqui, Alexander Medina, novo técnico do Inter, nos trabalhos que fez no Nacional e no Talleres, mostrou-se adepto do jogo direto e mais físico para atacar. Wesley funciona bem recebendo esse tipo de passe longo para raspar de cabeça ou escorar a pelota visando um companheiro. Também consegue segurar a bola num jogo de costas. Tem muita força.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Wesley recebendo uma ligação direta e posicionando o corpo de costas para o marcador, visando segurar a bola
Imagem: Rodrigo Coutinho

Não se trata de um atacante com refino técnico tão alto, mas passa longe de comprometer quando precisa se associar com os companheiros fora da área. Mesmo sendo um atleta bem alto, não é um jogador lento. Possui mobilidade em espaços curtos e passadas largas para acelerar os movimentos em contra-ataques.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Diagonal curta entre os zagueiros para receber em profundidade e finalizar. Outra movimentação constante
Imagem: Rodrigo Coutinho

Ajuda bastante no momento defensivo. Bom tempo de reação ao perder a bola e intensidade na abordagem de marcação. Atua quase sempre na região central do campo. Trabalhando como pivô, buscando a área, e fazendo diagonais curtas entre os zagueiros para receber e profundidade.

Toma boas decisões em áreas de definição das jogadas e se posiciona de forma eficaz dentro da área. Pode aprimorar suas finalizações e até mesmo ter um pouco mais de volúpia na busca pelo gol. Por vezes parece se contentar em participar de bons lances ofensivos, servir companheiros, e não necessariamente balançar as redes.