PUBLICIDADE
Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Coutinho: Galo e Fla seguem empatados no Ranking de Desempenho

Conteúdo exclusivo para assinantes
Rodrigo Coutinho

Rodrigo Coutinho é jornalista e analista de desempenho. Acredita que é possível abordar o futebol de forma aprofundada e com linguagem acessível a todos.

Colunista do UOL

22/11/2021 19h19Atualizada em 22/11/2021 19h30

Se a tabela de classificação do Campeonato Brasileiro mostra uma diferença de oito pontos a favor do Atlético Mineiro em relação ao Flamengo, o Ranking de Desempenho apresenta os dois em igualdade. Mas o que difere as campanhas dos principais times da competição? Certamente a capacidade do Galo de dar menos chances de vitória ao adversário com uma defesa mais sólida em relação ao rubro-negro. Sem contar o fato de ter contado com seus jogadores decisivos na maior parte das rodadas. Isso vai definir o Brasileirão 2021!

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Ranking de Desempenho até a 34ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Ranking de Desempenho tem como finalidade avaliar o rendimento das equipes. Oferecer ao torcedor uma maneira mais fidedigna de entender se o seu time está evoluindo, estagnado ou regredindo. Independentemente do resultado —que pode ocorrer por muitas variantes no futebol— a proposta é dar de 0 a 5 estrelas de acordo com o que cada equipe fez em campo. As estrelas são somadas a cada rodada e formam o cenário acima.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Galo venceu mais uma no Brasileirão
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Atlético Mineiro venceu novamente e se aproximou ainda mais de sacramentar a quebra de jejum de 50 anos sem Brasileirão, mas desta vez teve muita polêmica. O gol de Hulk, de pênalti, que abriu caminho para a justa vitória por 2x0, veio em uma falta inexistente marcada dentro da área. O Galo pressionou o jogo todo. Teve volume, intensidade em todos os momentos, pouco sofreu com os contra-ataques adversários, mas repetiu alguns problemas de criação. O Juventude se fechou bem, mas não causou danos em contragolpes.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Jogo fraco no Castelão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Decepcionante! Com essa palavra pode ser resumido o confronto entre Fortaleza e Palmeiras no Castelão. Na despedida de seu time titular antes da final da Libertadores, o Verdão mostrou-se muito distante do nível dos jogos que fez recentemente. Pouco intenso, desconcentrado e nitidamente se poupando, não criou e teve problemas na transição defensiva. O Leão do Pici conseguiu a recuperação com um desempenho competitivo na 1ª etapa, e mais retraído depois que abriu o placar.

04 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da vitória do Grêmio em Chapecó
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Grêmio fez o que dele se esperava e se impôs diante da rebaixada Chapecoense, em Santa Catarina. Desde o início o Tricolor foi superior. Chegou a levar um susto logo aos dois minutos, mas não demorou para imprimir um bom controle no campo de ataque. Lucas Silva e Thiago Santos de destacaram ao balançarem as redes e tomarem conta do meio. Atrás no placar, a Chape precisou ser mais agressiva e cedeu espaços bem aproveitados pelo Tricolor. O Imortal segue na luta para ficar na Série A.

05 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes do empate em Goiânia
Imagem: Rodrigo Coutinho

Certamente o jogo mais intenso da rodada ao longo dos 90 minutos aconteceu em Goiânia. O Atlético imprimiu um ritmo muito forte para tentar vencer o Ceará e se afastar da zona de rebaixamento, criou mais e merecia vencer, mas esbarrou numa defesa bastante organizada por parte dos cearenses. O Vozão foi extremamente competitivo e assustou em contra-ataques. Vina, João Paulo, Messias e Arthur Henrique foram os destaques de uma partida muito agradável de se ver. Richard fez um milagre no fim e garantiu o empate.

06 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Partida muito aberta no Beira-Rio
Imagem: Rodrigo Coutinho

Jogo muito aberto no Beira-Rio. 37 finalizações ao todo, o que demonstrou a aptidão ofensiva das duas equipes, mas ao mesmo tempo muitos problemas defensivos, principalmente na recomposição. Foram vários os contra-ataques bem-sucedidos de parte a parte. O Flamengo foi bem superior nos primeiros 20 minutos, poderia ter feito até mais do que dois gols, e o Inter melhorou na sequência. Diminuiu e teve momentos de superioridade. O rubro-negro retomou o controle em boa parte do 2º tempo, mas o placar não se alterou mais.

08 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Timão dominou inteiramente o clássico em Itaquera
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Corinthians dominou completamente o clássico na Neo Química Arena. Diante de um Santos extremamente sonolento e bastante desorganizado na 1ª etapa, construiu oportunidades para ter uma boa margem de gols a seu favor, mas pecou nas finalizações e só foi abrir o placar no minuto inaugural do 2º tempo. Depois reduziu o ímpeto, mas seguiu perigoso. Trocou passes com velocidade e desenvoltura, envolveu a defesa do Peixe, que precisa agradecer a João Paulo por não ter perdido de mais.

09 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Tricolor bateu o Coelho
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Fluminense teve uma atitude bem diferente da maioria dos jogos recentes e conseguiu se impor diante do América no Maracanã. Não deu chances para o adversário no 1º tempo. Marcou muito forte e isolou a própria a área. Mesmo repetindo alguns problemas de funcionamento ofensivo, atacou com agressividade e na força da torcida. Acabou produzindo para abrir vantagem no placar. Na 2ª etapa se retraiu e sofreu pequenos sustos antes de dar números finais ao placar com Fred, em pênalti duvidoso.

10 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre o empate entre Bahia e Cuiabá
Imagem: Rodrigo Coutinho

Um tempo dominado por cada equipe na Fonte Nova, e no final do jogo um empate que foi péssimo para o Bahia. O Tricolor segue na zona de rebaixamento a cinco jogos do fim de sua participação na Série A 2021. Para o Cuiabá não foi de todo mal, principalmente por ter ido bem na 1ª etapa. Se defendeu com competência e apresentou organização ofensiva. Teve dois gols anulados. Um deles, muito questionável. O Bahia demorou a imprimir um ritmo forte, e quando conseguiu, já no 2º tempo, não finalizou com competência.

Seleção do Campeonato

11 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
A Seleção do Brasileirão até a 34ª Rodada: Daniel - 5,89 ; Yago Pikachu - 5,85; Nathan Silva - 5,97; Junior Alonso - 5,89; Guilherme Arana - 5,93; Lucas Evangelista - 5,96; Andreas Pereira - 5,91; Edenilson - 6,07; Gustavo Scarpa - 6,00; Hulk - 6,29; Artur - 6,17
Imagem: Rodrigo Coutinho

Cada jogador que entra em campo recebe uma nota de 0 a 10 por sua atuação. A nota de partida é sempre 5 e ele vai ganhando ou perdendo pontos de acordo com o que faz em campo. A média das notas define o melhor de cada posição/função. Para fazer parte do time ao final do Brasileirão, é necessário ter participado de ao menos 40% dos jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL