Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Coutinho: Galo e Fla seguem subindo no Ranking de Desempenho do Brasileirão

Colunista do UOL

31/08/2021 00h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Atlético Mineiro e Flamengo têm chamado muito a atenção pelo rendimento apresentado nas últimas semanas. Seja no Brasileirão, Copa do Brasil ou Libertadores, os rivais interestaduais despertam muita curiosidade sobre o duelo por títulos que podem travar até o final do ano. O Palmeiras tem sido menos protagonista, mas segue na cola deles, competitivo. O Fortaleza e o Red Bull Bragantino completam o grupo de times de melhor desempenho na competição. O Leão é o líder!

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Ranking de Desempenho após a 18ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Ranking de Desempenho tem como finalidade avaliar o rendimento das equipes. Oferecer ao torcedor uma maneira mais fidedigna de entender se o seu time está evoluindo, estagnado ou regredindo. Independentemente do resultado —que pode ocorrer por muitas variantes no futebol— a proposta é dar de 0 a 5 estrelas de acordo com o que cada equipe fez em campo. As estrelas são somadas a cada rodada e formam o cenário acima.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes do entre entre Sport e Chape
Imagem: Rodrigo Coutinho

Mesmo sem tanta regularidade ao longo dos 90 minutos, o Sport foi superior e poderia ter vencido a Chapecoense na abertura da rodada. O resultado foi péssimo para ambos. O 1º tempo foi fraco. O Leão teve a iniciativa de atacar, mas tirando algumas boas jogadas pela direita, foi um time travado. A Chape se posicionou bem defensivamente, mas oscilou na intensidade da abordagem de marcação. No 2º tempo, o rubro-negro dominou os minutos iniciais, mas perdeu ímpeto e terminou com um a menos em campo.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Flamengo goleou o Santos
Imagem: Rodrigo Coutinho

Mais uma goleada do Flamengo com Renato Gaúcho no comando, e novamente um jogo em que não precisou dominar as ações o tempo inteiro. O rubro-negro foi superior, mereceu a vitória, mas o resultado é fruto da extrema precisão na definição dos lances no 2º tempo, somada à queda psicológica do Santos, que até fez um jogo competitivo até levar o segundo gol. Nos contragolpes o Mais Querido conseguiu criar muito mais na 2ª etapa. Gabigol sobrou em campo!

04 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Timão bateu o Tricolor em Porto Alegre
Imagem: Rodrigo Coutinho

Partida equilibrada e de poucas chances criadas. O Grêmio até produziu mais que o Corinthians no cômputo geral, mas novamente foi impreciso na definição dos lances. O Timão marcou o gol da vitória já na reta final do jogo. Sofreu bastante até os 30' do 1º tempo. O Tricolor marcou forte no campo de ataque e rondou a área com perigo. Depois as coisas se equilibraram, mas troca de passes dos paulistas não foi tão agressiva. O time da casa apresentou pouco repertório ao se aproximar da área rival. Gabriel Chapecó falhou no gol.

05 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre a vitória do Palmeiras sobre o Athlético
Imagem: Rodrigo Coutinho

Confronto de bom nível no Allianz Parque. O Palmeiras demorou alguns minutos para tomar as rédeas do jogo, mas quando o fez, mostrou eficiência na circulação da bola, agressividade e marcação forte no campo de ataque. O Furacão teve alguns momentos de criatividade, chegou a empatar, mas passou a sensação de só conseguir ser efetivo quando o Verdão tinha relaxamentos e deixava a intensidade cair. Dudu e Raphael Veiga funcionaram bastante ao se aproximarem.

06 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
A vitória do Coelho sobre o Ceará culminou na demissão de Guto Ferreira
Imagem: Rodrigo Coutinho

Atuação impecável do América na parte defensiva. Marcou forte no campo de ataque no 1º tempo. Inutilizou a saída de bola do Ceará e teve velocidade nas ações ao retomar a posse. Em fase ofensiva, não produziu tanto, mas ao menos foi presente no campo de ataque. Na 2ª etapa, recuou para jogar em contra-ataques e o Vozão novamente se mostrou muito limitado para gerar espaços. Ainda falhou na bola aérea defensiva, algo que não costuma acontecer. O Coelho perdeu um pênalti no fim.

07 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes do empate entre Juventude e São Paulo
Imagem: Rodrigo Coutinho

Um tempo dominado por cada equipe no Alfredo Jaconi. O São Paulo conseguiu ser mais agressivo na 2ª etapa, ajustou a movimentação ofensiva e criou até abrir o placar já na reta final do jogo. O Juventude, por sua vez, marcou muito forte no 1º tempo e conseguiu ser presente no campo de ataque. Não desistiu e manteve a intensidade até os acréscimos, quando empatou a partida com Ricardo Bueno, um dos melhores em campo. Igor Gomes entrou bem!

08 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre o fraco empate entre Dragão e Colorado
Imagem: Rodrigo Coutinho

Nível técnico baixo, intensidade alta, e muita marcação no empate sem gols entre Atlético Goianiense e Internacional. As equipes alternaram o domínio das ações, mas nenhuma delas foi eficiente ou criativa de forma regular. O Colorado começou melhor, e na sequência perdeu o ímpeto. Protegeu bem a área diante de um time mais intenso e com organização para circular a bola. Faltou o Dragão terminar bem as jogadas. O Inter cresceu na reta final do jogo e voltou a dominar, mas novamente sem contundência. Resultado justo!

09 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes do belo jogo em Bragança Paulista
Imagem: Rodrigo Coutinho

O melhor jogo da rodada aconteceu na noite de domingo, em Bragança Paulista. O resultado foi injusto. O Atlético Mineiro foi superior. Teve muito volume ofensivo, sobretudo no 1º tempo, e conseguiu arrancar o empate no fim com o estreante Diego Costa. O Bragantino começou bem. Marcando forte no campo de ataque e circulando a bola com velocidade, mas depois que fez o gol, foi colocado pra trás por uma equipe mais impetuosa ofensivamente, além da qualidade técnica superior. Intensidade altíssima!

11 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Fluminense bateu o Bahia
Imagem: Rodrigo Coutinho

Um jogo de poucas oportunidades e nível técnico baixo. Assim foi o duelo de tricolores no Maracanã. O Fluminense conquistou uma importante vitória. Foi um pouco superior no 1º tempo, mas não produziu ofensivamente com tanta desenvoltura. Defensivamente esteve seguro. O Bahia também buscou se estabelecer no ataque, mas apresentou imensa dificuldade de criar com regularidade. Na 2ª etapa o Esquadrão se tornou ainda mais ofensivo e pressionou no fim. Os anfitriões só de defenderam e ampliaram nos acréscimos. Resultado mentiroso.

12 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre o empate entre Fortaleza e Cuiabá
Imagem: Rodrigo Coutinho

Pela segunda rodada consecutiva o Cuiabá enfrentou um rival no G4, fora de casa, e voltou para Mato Grosso com pontos. Desta vez empatou com o Fortaleza no Castelão. O time anfitrião pressionou durante boa parte do jogo, mas trocou passes de forma lenta e insistiu demais em investidas pelo meio na 1ª etapa. Na 2ª etapa sofreu com alguns contra-ataques do Dourado, mas teve mais velocidade e chegou perto de balançar as redes também. Terceiro empate seguido do Leão do Pici.

Seleção do Campeonato

13 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Terceira rodada consecutiva de manutenção do mesmo time na Seleção da competição
Imagem: Rodrigo Coutinho

Cada jogador que entra em campo recebe uma nota de 0 a 10 por sua atuação. A nota de partida é sempre 5 e ele vai ganhando ou perdendo pontos de acordo com o que faz em campo. A média das notas define o melhor de cada posição/função. Para fazer parte do time ao final do Brasileirão, é necessário ter participado de ao menos 40% dos jogos. Em função disso, Gabigol ainda não consegue integrar o selecionado.