Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Galo ganha cinco posições no Ranking de Desempenho do Brasileirão

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Atlético Mineiro conseguiu aliar resultado e desempenho expressivos neste meio de semana e subiu cinco posições no Ranking de Desempenho do Brasileirão 2021. O Galo foi o único time da rodada a ganhar cinco estrelas pela sua atuação, e se recuperou de uma sequência de atuações ruins. Precisa ser mais regular para seguir crescendo. Athlético e Fortaleza conseguiram diminuir a distância para o líder Red Bull Bragantino, que pela segunda rodada consecutiva teve um rendimento mediano.

O Grêmio segura a lanterna sozinho depois da digna atuação do Cuiabá contra o Flamengo. O Atlético Goianiense é mais um clube em queda. Teve sua pior atuação na competição e perdeu quatro posições.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Ranking de Desempenho do Brasileirão após a 8ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Ranking de Desempenho tem como finalidade avaliar o rendimento das equipes. Oferecer ao torcedor uma maneira mais fidedigna de entender se o seu time está evoluindo, estagnado ou regredindo. Independentemente do resultado - que pode ocorrer por muitas variantes no futebol - a proposta é dar de 0 a 5 estrelas de acordo com o que cada equipe fez em campo. As estrelas são somadas a cada rodada e formam o cenário acima.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da vitória do Furacão em cima do Fluminense em Volta Redonda
Imagem: Rodrigo Coutinho

A goleada do Athlético sobre o Fluminense, em Volta Redonda, não foi tão fiel ao que aconteceu em campo na maior parte dos 90 minutos. O Furacão mereceu a vitória, mas a partida vinha equilibrada até uma mexida infeliz do técnico Roger Machado. Colocou Ganso e Nenê juntos pelo centro do campo e o time perdeu combatividade num momento crucial. O Tricolor dominou a primeira metade do 1º tempo e abriu o placar. O rubro-negro melhorou na sequência, e a paridade entre as equipes dava o tom até o Athlético se sobressair e construir o placar no fim.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como Fortaleza e Chape jogaram
Imagem: Rodrigo Coutinho

Jogo de ótimo nível em Fortaleza. Apesar do péssimo gramado, o Leão do Pici e a Chapecoense fizeram um belo duelo. O time de Santa Catarina se fechou bem na 1ª etapa e conseguiu abrir o placar explorando um contra-ataque. O Tricolor até criava, mas menos do que o seu domínio indicava. Empatou no início do 2º tempo e, mesmo com um jogador a menos, fez uma partida de muita entrega e organização. Construiu o resultado e levou uma pequena pressão do adversário no fim.

ft - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da vitória do Palmeiras sobre o Inter
Imagem: Rodrigo Coutinho

Partida com final emocionante e muita alternância de cenários. Internacional e Palmeiras foram bem irregulares ao longo dos 90 minutos. O Verdão fez um gol cedo e se retraiu para jogar em contra-ataques. O problema é que não acertava essas transições e o Colorado, mesmo com muitos problemas para criar, foi empurrando o time paulista para trás até empatar. Kuscevic foi expulso e os gaúchos pressionaram ainda mais, mas o Palestra marcou no fim, com Danilo.

05 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Coelho bateu o Bahia em Salvador
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Bahia segue a sua sina irregular. Impressiona como é capaz de chegar perto de vencer o Palmeiras fora de casa em uma rodada, e na seguinte é dominado pelo América em Salvador. O Coelho chegou a estar merecidamente goleando. Foi superior. Se aproveitou das débeis transições defensivas do Tricolor e executou muito bem a sua estratégia de se fechar para explorar os contra-ataques. Juninho Valoura fez uma grande partida no meio-campo. O Bahia até criou chances, mas pecou também nas finalizações. Fez dois gols no fim e minimizou a frustração.

06 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre o 0x0 entre Santos e Sport
Imagem: Rodrigo Coutinho

Apesar de ficar com a bola durante mais de dois terços do jogo, o Santos não conseguiu ser eficiente, criou pouco, e amargou um empate em gols com o Sport na Vila Belmiro. O time pernambucano teve o mérito da organização defensiva, mas também assustou muito pouco nos contra-ataques. Faltou ser mais contundente nas transições para ter sua estratégia bem executada. O Peixe foi uma equipe muito ansiosa, precipitou passes para a área e fez alguns cruzamentos forçados. Resultado justo.

06 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes do empate sem gols no clássico paulista
Imagem: Rodrigo Coutinho

Jogo muito amarrado e com pouquíssimas chances reais de gol. O Tricolor teve mais a bola, mas segue sem conseguir iludir os adversários como fez no Campeonato Paulista e na fase de grupos da Libertadores. Faltou mais presença no último terço do campo. O Corinthians executou melhor a sua proposta. Esteve seguro defensivamente e deu algumas estocadas no ataque, mas sem a contundência suficiente para vencer. Impossível um resultado mais justo que o 0x0.

07 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Juventude bateu o Grêmio
Imagem: Rodrigo Coutinho

Resultado correto no frio de Caxias do Sul! Desta vez sem chuva e com o gramado bom, o Juventude mostrou mais eficiência na sua proposta de jogo e superou o apático Grêmio. A sensação que ficou é que os atletas do Imortal não entenderam ainda a realidade do atual lanterna do Brasileirão. Atitude abaixo da crítica, principalmente quando precisaram defender. O time da casa foi se soltando aos poucos e, muito mais organizado, produziu bastante no 1º tempo. Na 2ª etapa jogou mais no contra-ataque e marcou mais um. Paulinho Bóia levou muita vantagem sobre Rafinha.

08 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes do empate sem gols em Bragança Paulista
Imagem: Rodrigo Coutinho

Duelo marcado pelo equilíbrio em Bragança Paulista. Red Bull e Ceará, como era de se esperar, apresentaram propostas totalmente diferentes, e o Vozão conseguiu travar o Massa Bruta em grande parte do jogo, principalmente o 1º tempo. Faltou ser mais contundente no contra-ataque, algo que chegou mais perto de acontecer na etapa complementar. A equipe da casa, por sua vez, aumentou a intensidade e a concentração, acabou produzindo mais ofensivamente e Claudinho se destacou. Mesmo com o cenário mais aberto no fim, o 0x0 se manteve.

09 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da goleada do Galo sobre o Dragão
Imagem: Rodrigo Coutinho

O melhor jogo feito pelo Atlético Mineiro até aqui no Brasileirão 2021 teve um Galo bem agressivo desde os primeiros minutos. O time foi superior ao Atlético Goianiense o jogo inteiro e criou muitas chances, a maioria delas ao retomar bolas no campo de ataque, ou em contragolpes na 2ª etapa. Hulk, Nacho Fernandez, Zaracho e Savarino jogaram muita bola e tiveram um Dragão irreconhecível pela frente. A equipe de Eduardo Barroca fez sua partida desde que a competição começou. Sem intensidade e sem personalidade.

10 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como Cuiabá e Flamengo jogaram
Imagem: Rodrigo Coutinho

O resultado passa a sensação de uma vitória tranquila do Flamengo, mas não foi bem assim. O rubro-negro fez uma boa metade inicial de 1º tempo, empurrou o Cuiabá pra trás da forma que está acostumado e criou chances, mas relaxou e viu o Dourado crescer e até mesmo dominar a 2ª etapa. Só não empatou pela imensa diferença técnica entre as equipes. Acabou levando o segundo gol em contra-ataque nos acréscimos. O Flamengo ficou devendo.

Seleção do Campeonato

Cada jogador que entra em campo recebe uma nota de 0 a 10 por sua atuação. A nota de partida é sempre 5 e ele vai ganhando ou perdendo pontos de acordo com o que faz em campo. A média das notas define o melhor de cada posição/função. Para fazer parte do time ao final do Brasileirão, é necessário ter participado de ao menos 40% dos jogos.

12 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
A Seleção do Brasileirão após a 8ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

São três novidades na Seleção após a 8ª rodada. Thiago Heleno ganha a vaga de Éder na zaga. Nacho Fernandez teve grande atuação contra o Atlético-GO, recebeu uma nota 8, e aumentou o número de meias na equipe. Por fim, Juninho Valoura, que também recebeu nota 8 pelo excelente jogo que fez contra o Bahia, bota o América Mineiro no ''mapa'' do time. Ele já vinha de duas atuações muito boas nas rodadas anteriores. Bruno Henrique e Lucas Evangelista- que estava desde a 1ª rodada - ficaram de fora desta vez. Pikachu recuperou o posto na lateral-direita e Hulk retomou a vaga no ataque.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O Palmeiras venceu o Internacional por 2 x 1 e não por 1 x 0.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL