Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Guia do Brasileirão 2021 - Sport

Colunista do UOL

28/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O 2020 do Sport foi sofrido, mas no final o clube conseguiu o objetivo de permanecer na Série A do Brasileirão. A atual temporada começou de forma negativa e a diretoria demitiu o técnico Jair Ventura. Foi buscar Umberto Louzer, que fez grande trabalho na Chapecoense campeã da última Série B. O estilo de jogo não deve mudar tanto, mas Louzer já mostrou que pode ampliar o repertório ofensivo do time.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Sport tem Neílton como uma das principais peças do elenco
Imagem: Rodrigo Coutinho

Esse era justamente o grande problema do Sport. O time não conseguia repetir a segurança defensiva de alguns jogos do Brasileirão 2020, e de quebra não evoluía na frente. Em pouco tempo no comando, apesar de sofrer bastante na final do Pernambucano, Louzer conseguiu devolver um pouco da solidez. Os atletas parecem novamente motivados e dedicados a uma causa. E esse objetivo é o mesmo do ano passado. Ficar na Primeira Divisão!

Mesmo com o elenco um pouco melhor que o de 2020, o Sport não teve como fazer grandes investimentos. Thiago Neves segue sendo o nome mais conhecido do elenco, mas provavelmente não será titular. Thiago Lopes vem se enquadrando dentro daquilo que o treinador quer. Mais dinâmica para participar ativamente dos diferentes momentos do jogo. Ele vem formando boa dupla com Junior Tavares, agora jogando no meio-campo. Marcão segue tomando conta da cabeça de área. André voltou ao clube e deve disputar a titularidade no ataque.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O provável time-base do Sport para o início do Brasileirão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Sander ganhou espaço na lateral, e Iago Maidana recuperou o desempenho. Neilton e Everaldo devem formar a dupla de pontas. Eles são peças-chave no funcionamento da equipe. Em fase ofensiva ''alargam'' o campo para espaçar as defesas adversárias e abrir espaços para infiltrações pelo meio. Junior Tavares e Thiago Lopes fazem esse papel, os laterais também dão uma força.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Pontas bem abertos, Junior Tavares se projetando na linha de Thiago Lopes e os laterais atacando por dentro muitas vezes. O Sport começa a se desenvolver com Umberto Louzer
Imagem: Rodrigo Coutinho

Já nos contra-ataques, que deve ser a estratégia da equipe na maioria das partidas, os rápidos extremos certamente serão acionados para tentar servir o centroavante Mikael, que vem sendo o titular. No momento defensivo, duas linhas de quatro bem compactas, alternando a marcação em bloco médio ou baixo. Algumas correções ainda são necessárias pelo lado direito, setor de Patric, mas nada tão crônico neste momento. A sensação é que o Sport chega melhor do que terminou o último Brasileirão.

Como faz os gols

Fase ofensiva/ataque apoiado - 25%

Bola parada aérea - 25%

Bola roubada ou recuperada no ataque - 22%

Contra-ataque - 16%

Fase ofensiva/ataque direto - 8%

Falta direta - 4%

Como leva os gols

Fase defensiva - 54%

Bola parada aérea - 30%

Bola perdida na defesa - 8%

Transição defensiva - 8%