Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Alô, Tite: Hulk, Raphael Veiga e Danilo merecem uma chance na seleção

Danilo jogador do Palmeiras comemora seu gol com jogadores do seu time durante partida contra o Corinthians no estádio Arena Allianz Parque pelo campeonato Paulista 2022 - Marcello Zambrana/AGIF
Danilo jogador do Palmeiras comemora seu gol com jogadores do seu time durante partida contra o Corinthians no estádio Arena Allianz Parque pelo campeonato Paulista 2022 Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colunista do UOL

04/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma das novidades para a Copa do Mundo do Qatar de 2022 poderá ser a convocação de 26 jogadores por seleção no lugar dos 23 atuais. O técnico Tite, depois do sorteio na última sexta (1), chegou a pedir para que a Fifa confirmasse a mudança e disse que gostaria até de levar meias e atacantes a mais, além dos 23 que já deve ter em sua cabeça.

Para alguns, essa seria a chance de o treinador levar de volta Gabriel Jesus e Roberto Firmino, que fazem do grupo de Tite desde 2016. Ainda é cedo para cravar, já que a convocação final deverá sair no início de outubro apenas. Até lá, a seleção brasileira deverá fazer pelo menos seis amistosos e Tite aproveitará para fazer testes, principalmente com aqueles que ainda ele tem dúvidas.

Mas alguns jogadores que vêm comendo a bola no Brasil e nas competições sul-americanas em 2021 e 2022 já estão merecendo uma chance nesses próximos jogos, para ver se têm ou não condições de brigar por uma vaga na lista final da Copa: o atacante Hulk, do Atlético-MG, além dos palmeirenses Raphael Veiga (meia) e Danilo (volante).

Hulk, aos 35 anos, segue com sua fase excelente e goleada pelo Atlético. Em 2021, além de ter sido o jogador com mais gols por clubes do Brasil (com 36 gols em 68 jogos), foi campeão e artilheiro do Brasileirão e da Copa do Brasil, além de ganhar o Estadual. Agora, em 2022, foi campeão da Supercopa do Brasil e do Campeonato Mineiro, sendo mais uma vez artilheiro. Nesta atual temporada, já soma 11 gols em 10 jogos. Experiente e com uma Copa do Mundo nas costas (jogou em 2014), Hulk poderia ser uma boa opção para Tite, que tem atualmente vários jogadores jovens, como Antony, Rodrygo, Vinícius Júnior, Raphinha e Gabriel Martinelli no setor.

Já o meia Raphael Veiga foi o artilheiro do Palmeiras na temporada 2021 e o grande nome do time na conquista do bi da Copa Libertadores. Em 2022, também em grande fase, é o principal goleador do time, que já venceu a Recopa Sul-Americana e o Paulistão. Nos últimos 6 jogos, na reta final do Estadual, marcou 6 gols, sendo 3 nas finais contra o São Paulo, além de mais um no clássico contra o Santos e outro contra o Corinthians. Com 100% de aproveitamento nas cobranças de pênalti, o jogador de 26 anos poderia ser uma das opções para o meio-campo da seleção, que conta com poucos nomes para o setor (Lucas Paquetá, Philippe Coutinho e Éverton Ribeiro).

Outro palmeirense que vem jogando o fino é o volante Danilo, de 20 anos. Campeão da Libertadores em 2020 e 2021, o jovem é titular absoluto do time de Abel Ferreira e um dos pilares da equipe vencedora. No Mundial de Clubes, foi eleito o segundo melhor jogador da competição pela Fifa. No Paulistão, marcou o gol da vitória contra o Corinthians e abriu o placar na goleada sobre o São Paulo por 4 x 0 na final do campeonato. Jogador de muita marcação e ótimo posicionamento, Danilo é técnico, sabe sair jogando, tem um bom passe e ainda costuma se apresentar ao ataque. De longe é o melhor da posição no futebol brasileiro e não vai demorar para vestir a camisa de um gigante da Europa.

Tite disse que não vai cair na armadilha de fechar o grupo, como fez na Copa de 2018. Recentemente, convocou novos jogadores e sacou aqueles que não estavam rendendo, como Gabriel Jesus, Roberto Firmino, Richarlison, Gabigol e Éverton Ribeiro. E seria interessante também o treinador da seleção dar oportunidade para jogadores que estão em grande fase no nosso futebol. Tudo bem que o nível técnico do futebol europeu é melhor, mas a bola que alguns atletas estão jogando aqui não fica atrás de outros do Velho Continente, não.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter