Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo Rodrigues: Tite insiste com Gabriel Jesus como titular da seleção

Gabriel Jesus durante partida da seleção brasileira contra o Uruguai - Lucas Figueiredo/CBF
Gabriel Jesus durante partida da seleção brasileira contra o Uruguai Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colunista do UOL

13/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma das decepções da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2018, o atacante Gabriel Jesus foi bastante criticado por passar o Mundial inteiro sem marcar um golzinho sequer. Titular absoluto de Tite, o jogador do Manchester City, mesmo sem mostrar um grande futebol com a camisa da seleção, seguiu prestigiado pelo treinador.

Depois da Copa da Rússia, manteve sua titularidade, indo pouquíssimas vezes para o banco de reservas mesmo depois de atuações apagadas. Na Copa América de 2019, começou no banco na primeira fase, mas nos mata-matas voltou a ser titular. Na final, marcou um gol contra a seleção peruana, mas depois foi expulso, aos 25 minutos do 2º tempo, quando o jogo estava 2 x 1.

Desde aquele dia 7 de julho de 2019, Gabriel Jesus não marcou mais gols pela seleção brasileira. Contando o jogo desta quinta-feira (11), na vitória sobre a Colômbia na Neo Química Arena, o atacante já soma 16 jogos sem marcar um gol pela seleção brasileira. Isso tendo sido titular em 15 deles!

Nesses 16 jogos em que passou em branco, Gabriel Jesus disputou os 90 minutos duas vezes, sem ser substituído. Em outros 3 jogos, saiu apenas nos cinco minutos finais. No restante, jogou pelo menos até os 15 minutos do segundo tempo. Apenas nas quartas de final da Copa América de 2021, quando foi expulso contra o Chile aos 3 minutos do 2º tempo, ele ficou menos de uma hora em campo.

Na soma de todos esses 16 jogos, Gabriel Jesus ficou em campo por 1168 minutos, equivalente a 13 jogos inteiros sem marcar. Muita coisa para um centroavante e de uma seleção que perdeu apenas um jogo nesse período, venceu 12 e empatou 3, marcando 31 gols (quase 2 por jogo).

Para piorar, Gabriel Jesus não deu uma assistência nesses 16 jogos. Ou seja, não participou diretamente de nenhum dos 31 gols da seleção, sendo com gol ou assistência. Gabigol, desde a final da Copa América, disputou 13 partidas pela seleção brasileira, sendo titular em apenas 6 delas e marcou 3 gols. Raphinha, que estreou há um mês na seleção, já soma 2 gols e 3 assistências em 4 jogos, mesmo atuando pelo lado direito do ataque.

Mesmo com números tão ruins, Gabriel Jesus parece ter lugar cativo na seleção de Tite. Na partida contra a Colômbia, o treinador testou, no segundo tempo, o centroavante Matheus Cunha, do Atlético de Madri-ESP e medalha de ouro em Tóquio, em seu lugar. Em 26 minutos em campo, Matheus deu duas finalizações para o gol contra uma de Gabriel Jesus, que ficou 64 minutos segundo o SofaScore.

Contra a Argentina, na próxima terça-feira (16), Tite deverá manter Gabriel Jesus no time titular. É muito improvável que ele tire o atacante do City no clássico. Resta saber se depois dessa classificação para a Copa do Mundo de 2022, o treinador irá insistir com seu centroavante pouco produtivo ou se irá buscar novas alternativas.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)