Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo: Flamengo e Galo são os favoritos nas semis da Libertadores

Atletas do Flamengo após gol de Willian Arão na Libertadores - Staff Images / CONMEBOL
Atletas do Flamengo após gol de Willian Arão na Libertadores Imagem: Staff Images / CONMEBOL

Colunista do UOL

21/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Flamengo, Atlético-MG e Palmeiras, os três melhores times do Brasil na atualidade são também os três melhores da América do Sul. E vão brigar pelo título da Libertadores, assim como no Brasileirão.

Com tanto equilíbrio e força nos elencos, acredito que os detalhes façam a diferença nessa reta final de Libertadores. Nesse ponto, arrisco dizer que o Galo é favorito contra o Palmeiras e se classifica para a final contra o Flamengo, favoritaço contra o Barcelona-EQU.

Números defensivos de Fla, Galo e Palmeiras na Libertadores - SofaScore - SofaScore
Números defensivos de Fla, Galo e Palmeiras na Libertadores
Imagem: SofaScore

Analisando as campanhas dos times nessa Libertadores, o Atlético de Cuca vem apresentando números defensivos impressionantes, muito melhor que os rivais. Até aqui, segundo o site SofaScore, a equipe levou apenas 3 gols em 10 jogos e sofreu apenas 4 grandes chances de gol. Muito pouco, menos de 1 a cada dois jogos. O Flamengo, também em 10 jogos, levou 12 gols (4 vezes mais que o Galo) e sofreu 14 grandes chances de gol. Já o Palmeiras tomou 8 gols e 17 sofreu 17 grandes chances. Na média, o Galo precisou de quase 20 finalizações para sofrer um gol, contra 5,4 de Fla e 5,1 de Palmeiras. Diferença brutal.

Com os zagueiros Nathan Silva e Júnior Alonso, o Atlético não foi vazado em 10 jogos na temporada (contando outras competições). Na Libertadores, passou por dois complicadíssimos mata-matas sem levar gol de Boca Juniors e River Plate.

Números ofensivos de Fla, Galo e Palmeiras na Libertadores - SofaScore - SofaScore
Números ofensivos de Fla, Galo e Palmeiras na Libertadores
Imagem: SofaScore

Na parte ofensiva, por outro lado, a situação se inverte, com o Flamengo sendo o melhor entre os três brasileiros, com 28 gols marcados em 10 jogos, contra 26 do Palmeiras e 19 do Galo. Mesmo sendo o time que mais cria grandes chances de gol, o Atlético tem o pior ataque entre eles. Em relação à posse de bola, o Fla também é o melhor entre os três brasileiros. Além disso, precisa de apenas 4,1 chutes para marcar um gol contra 7,1 do Galo.

Nessa semifinal, os três times brasileiros chegam com técnicos que já foram campeões da Libertadores. Renato Gaúcho, que vem fazendo um trabalho excelente no Fla, foi campeão com o Grêmio em 2017 e vice com o Fluminense em 2018. Cuca, vice da última edição com o Santos, busca o bi pelo Atlético-MG, onde foi campeão em 2013. Já o português Abel Ferreira busca o bi consecutivo pelo Palmeiras.

Sem perder há 15 jogos pela Libertadores, o Flamengo chega como grande favorito ao título, podendo levar a taça de forma invicta. O Galo, que não perde há 11 jogos, pode ser o campeão com a melhor defesa da história. Já o Palmeiras pode ser o primeiro bicampeão depois de 20 anos, carregando a maior invencibilidade de um visitante na Libertadores —não perde há 14 jogos fora.

Em relação aos elencos, os três times contam com 3 dos 4 principais artilheiros da competição (Gabigol com 10 gols, Hulk com 7 e Rony com 6) e os dois líderes em assistências (Arrascaeta e Savarino com 5 cada).

Todos classificados com ótimas vitórias nos jogos de volta das quartas, Fla, Galo e Palmeiras vivem um grande momento na temporada e têm tudo para conquistar novamente a América de forma brilhante. Mas, nesse momento, coloco Fla e Galo como favoritos ao título e nessa ordem.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)