PUBLICIDADE
Topo

Rodolfo Rodrigues

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

CR7 marca, dá assistência mas segue sem conseguir vencer a Alemanha

Raphael Guerreiro (à esquerda) e Rúben Dias (ao centro) deram uma "forcinha" para a Alemanha em duelo na Eurocopa - Matthias Hangst/Getty Images
Raphael Guerreiro (à esquerda) e Rúben Dias (ao centro) deram uma "forcinha" para a Alemanha em duelo na Eurocopa Imagem: Matthias Hangst/Getty Images
Rodolfo Rodrigues

Rodolfo Rodrigues é apaixonado por números e estatísticas no futebol. Foi repórter do Lance!, editor da Placar e do prêmio Bola de Prata ESPN e é autor de dez livros sobre futebol.

Colunista do UOL

19/06/2021 14h58

Cristiano Ronaldo conseguiu quebrar um tabu neste sábado (19) e marcou seu primeiro gol em cima da seleção alemã. O craque português abriu o placar na partida disputada em Munique, num contra-ataque em que afastou a bola na defesa após um escanteio. No segundo tempo, deu ainda uma assistência para Diego Jota, mas não evitou a derrota por 4 x 2.

Em cinco jogos contra a Alemanha, Cristiano Ronaldo perdeu todos: 1 x 3 na disputa do 3º lugar na Copa do Mundo de 2006; 2 x 3 nas quartas da Euro 2008; 0 x 1 na 1ª Fase da Euro 2012; 0 x 4 na 1ª Fase da Copa do Mundo de 2014; 2 x 4 na 1ª Fase da Euro 2020.

Com o gol marcado contra a Alemanha, Cristiano Ronaldo chegou a 12 na história da Euro, se isolando ainda mais como o maior artilheiro da da competição desde 1960, com 3 gols a mais que o francês Michel Platini. Outro francês, Griezmann, chegou a 7 gols neste sábado, empatando com o inglês Alan Shearer.

Jogador com mais edições disputadas (5), Cristiano Ronaldo é também o recordista de jogos na história da Euro (23) e hoje chegou a 7 assistências, ficando agora a uma de empatar com o tcheco Poborsky, o recordista com 8 assistências.

A Alemanha, que perdeu para a França na estreia, por 1 x 0, em Munique, se recuperou bem na competição com a vitória por 4 x 2 sobre Portugal e agora vai para a última rodada contra a Hungria com boas chances de classificação para as quartas de final.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL