Topo

Rodolfo Rodrigues

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Messi supera Cristiano Ronaldo em número de gols de falta na carreira

Lionel Messi, durante a partida entre Argentina e Chile - Pool/Getty Images
Lionel Messi, durante a partida entre Argentina e Chile Imagem: Pool/Getty Images

Colunista do UOL

14/06/2021 19h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Autor de um belíssimo gol de falta na estreia da Argentina na Copa América de 2021, contra o Chile, Messi chegou a marca de 4 gols de falta só em 2021 e a 57 na sua carreira, superando o português Cristiano Ronaldo, autor de 56 gols de bola parada.

Pela Seleção Argentina, Messi chegou a marca de 7 gols de falta. Pelo Barcelona, foram 50 gols assim. Cristiano Ronaldo marcou 32 gols de falta pelo Real Madrid, 13 pelo Manchester United, 10 pela Seleção Portuguesa e apenas 1 pela Juventus, seu clube desde 2018. Vale lembrar que o português estreia nesta terça-feira (15) na Euro 2020.

Nos últimos cinco anos, Messi, o melhor batedor da falta da atualidade, já soma 22 gols de falta em La Liga e 25 no geral. Segundo levantamento do site SofaScore, o argentino lidera o ranking de gols de falta entre os cinco principais campeonatos nacionais da Europa (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália), bem à frente do segundo colocado, o inglês Ward-Prowse, do Southampton, que anotou 9 gols. Na sequência, aparecem o sérvio Kolarov (8), o espanhol Iago Aspas (7) e o argentino Dybala (7).

Com 73 gols pela Argentina, Messi é o segundo sul-americano com mais gols por uma seleção, atrás apenas de Pelé, que marcou 77 gols. Faltam agora apenas 4 para o argentino encostar no Rei. Neymar, que nesse domingo (13) marcou 1 gol contra a Venezuela, é o 3º da lista com 67 gols.

Na história do futebol, segundo levantamento recente do jornal espanhol AS, o brasileiro Juninho Pernambucano é o recordista de gols de falta nos últimos anos com 77 gols. Messi e Cristiano Ronaldo, com 56 gols, estão próximos de entrar na lista dos 10 maiores artilheiros de falta, que tem Rogério Ceni e Marcelinho Carioca empatados na nona posição com 59 gols.

Jogadores com mais gols de falta na carreira

1º Juninho Pernambucano - 77 gols
Pelé - 70 gols
3º Legrotaglie - 66 gols
3º Ronaldinho Gaúcho - 66 gols
5º David Beckham - 65 gols
6º Maradona - 62 gols
6º Zico - 62 gols
8º Ronald Koeman - 60 gols
9º Rogério Ceni - 59 gols
9º Marcelinho Carioca - 59 gols

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)