Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Levar o Paulistinha como Copa do Mundo foi a melhor decisão do São Paulo

Torcida do São Paulo comemoram título após partida entre São Paulo, e Palmeiras,  válido pela Final do Campeonato Paulista, realizado no estádio do Morumbi,  na cidade de São Paulo, SP, neste domingo, 23 - RONALDO SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO
Torcida do São Paulo comemoram título após partida entre São Paulo, e Palmeiras, válido pela Final do Campeonato Paulista, realizado no estádio do Morumbi, na cidade de São Paulo, SP, neste domingo, 23 Imagem: RONALDO SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

24/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Campeão paulista depois de 16 anos, encerrando seu maior jejum de título na história da competição, o São Paulo conseguiu comprovar que sua escolha em priorizar o campeonato estadual foi acertada.

Depois de conseguir 3 vitórias e 1 empate na fase de grupos da Libertadores e praticamente assegurar sua vaga para as oitavas de final, o time do técnico Hernán Crespo decidiu poupar os titulares para a disputa do Paulistão. Assim, colocou em campo nos dois últimos jogos da fase de grupo (1 x 1 Rentistas-URU fora e 0 x 1 Racing-ARG em casa).

A decisão de deixar a Libertadores em segundo plano para focar na reta final do Paulistão foi criticada por alguns torcedores e até jornalistas. Mas levar o Paulistão como Copa do Mundo, em alusão à frase do diretor de futebol do clube, Carlos Belmonte, foi a melhor maneira de tirar o peso do jejum das costas.

Nas ruas, nas proximidades do estádio do Morumbi e nas redes sociais, os são-paulinos festejaram muito a conquista. Sem ganhar um título sequer desde a Copa Sul-Americana de 2012, o torcedor tricolor já não aguentava mais virar motivo de piada por parte dos rivais.

Sob a direção do novo presidente, Julio Cazares, o São Paulo voltou a dar um título para a sua torcida, algo que o presidente anterior, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, não conseguiu entre 2015 e 2020.

Com 2 títulos paulistas no século 21 (assim como Palmeiras e Ituano), o São Paulo está bem atrás dos rivais Corinthians e Santos, que ganharam 7 taças cada.

Time acostumado a ganhar títulos ano sim, ano não nas décadas de 1970, 1980, 1990 e 2000, o São Paulo estava carente de conquistas e precisava demais desse Paulistinha para retomar seu ciclo vencedor. Ainda mais depois de entregar o título Brasileiro de 2020 de mão beijada.

O São Paulo pode até perder a Libertadores ou pode se dar mal nas oitavas pela decisão de não colocar o time titular em campo contra o Racing, que poderia lhe garantir o primeiro lugar do grupo. Mas acho que esse título Paulista, em cima ainda do Palmeiras, atual campeão da Libertadores, era que o clube mas precisava no momento.

Campeões Paulistas (1902-2021)

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)