PUBLICIDADE
Topo

Rodolfo Rodrigues

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Paulistão pode ter dois grandes fora das quartas pela 1ª vez desde 2011

Gustavo Scarpa e Luan Peres disputam lance em Palmeiras x Santos - Cesar Greco/Palmeiras
Gustavo Scarpa e Luan Peres disputam lance em Palmeiras x Santos Imagem: Cesar Greco/Palmeiras
Rodolfo Rodrigues

Rodolfo Rodrigues é apaixonado por números e estatísticas no futebol. Foi repórter do Lance!, editor da Placar e do prêmio Bola de Prata ESPN e é autor de dez livros sobre futebol.

Colunista do UOL

08/05/2021 04h00

Desde 2011, quando o Paulistão passou a ter um formato com primeira fase e oito times classificados para as quartas de final, apenas um dos quatro grandes clubes do Estado ficou fora dos mata-matas: o Corinthians, em 2014, que foi eliminado com 24 pontos (tendo a 7ª melhor campanha no geral). Em seu grupo, passaram Botafogo e Ituano, que acabou sendo campeão, ambos com 28 pontos.

Em 2021, o Santos já repetiu essa marca negativa do Corinthians de 2014, e se tornou o segundo grande a ser desclassificado ainda na primeira fase. Com apenas 10 pontos, porém, o time da Vila Belmiro chega ainda para a última rodada com chance de ser rebaixado (pode cair com uma derrota em casa para o São Bento).

Nessa última rodada, outro grande que pode ser eliminado é o Palmeiras. Terceiro colocado com 18 pontos, um a menos que o Novorizontino, o time de Abel Ferreira precisa vencer a Ponte Preta fora de casa, em Campinas, e torcer para o rival Corinthians não perder em casa para o time do Interior. Uma derrota do Corinthians já elimina o Palmeiras. Assim, pela primeira vez desde 2011, em 11 edições, teríamos dois grandes fora da disputa pelo título já ao final da primeira fase.

Clubes que mais se classificaram para as quartas de final do Paulistão entre 2011 e 2021:
[11] - São Paulo
[10] - Corinthians
10 - Palmeiras
10 - Santos
7 - Ponte Preta
5 - Botafogo-SP
[5] - Bragantino
[3] - Mirassol
3 - Novorizontino
3 - Red Bull Brasil
[2] - Ferroviária
[2] - Guarani
2 - Ituano

2 - Mogi Mirim
2 - Penapolense
1 - Audax
[1] - Inter de Limeira
1 - Linense
1 - Oeste
1 - Portuguesa
1 - Santo André
1 - São Bento
1 - São Bernardo
1 - São Caetano
1 - XV de Piracicaba

Por enquanto, o Paulistão 2021 tem confirmados três jogos nas quartas de final: São Paulo x Ferroviária, Corinthians x Inter de Limeira e Mirassol x Guarani. O Red Bull Bragantino aguarda a definição do último classificado (Novorizontino ou Palmeiras).

Com 26 pontos, o São Paulo já garantiu o 1º lugar na classificação geral da primeira fase. Corinthians e Red Bull Bragantino têm 22 pontos. Já o Mirassol, líder do Grupo 4, tem 17 pontos. Na semifinal, o 1º colocado geral pega o 4º e o 2º enfrenta o 3º.

Os 8 classificados na primeira fase do Paulistão desde 2011:

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL