Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Barcelona vai ao clássico com números superiores, mas pega o Real embalado

Sergio Ramos comemora gol marcado contra o Barcelona - Antonio Villalba/Real Madrid via Getty Images
Sergio Ramos comemora gol marcado contra o Barcelona Imagem: Antonio Villalba/Real Madrid via Getty Images

Colunista do UOL

10/04/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Real Madrid e Barcelona vão se enfrentar neste sábado (10), às 16h, no estádio Alfredo Di Stéfano, em Madri, pela 30ª rodada do Campeonato Espanhol.

Vice-líder da competição com 65 pontos, um a menos que o líder Atlético de Madri, o Barça chega ao clássico com uma invencibilidade de 19 jogos na La Liga e com números superiores ao rival Real Madrid nessa temporada. O time merengue, porém, chega embalado pela ótima vitória sobre o Liverpool por 3 a 1 no meio de semana, no jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões.

Nessa temporada 2020/21, mesmo eliminado da Liga dos Campeões, o Barcelona do técnico Ronald Koeman tem um desempenho superior ao Real Madrid de Zinedine Zidane. De acordo com as estatísticas do SofaScore, o Barça tem aproveitamento maior (72,7% contra 68,3%), mais gols feitos (101 x 71), mais chances de gols criadas (149 x 106), mais passes certos em média (654 x 540), mais posse de bola (65% x 60%) e mais jogos sem sofrer gols (39% x 38%).

Real Madrid x Barcelona na temporada 2020/21

Com Lionel Messi em ótima fase (é o artilheiro e o líder em assistências no Campeonato Espanhol), o Barcelona chega ao clássico com a grande chance de vencer o rival e afastá-lo da briga pelo título. Mas o Real, apesar de não apresentar números tão bons quanto o do rival, vem mostrando um poder de superação incrível nessas últimas temporadas. Na última, deu uma arrancada sensacional para tirar o título das mãos do Barcelona.

Agora, na temporada 2020/21, já bateu o Barça no Camp Nou e está próximo de chegar à semifinal da Liga dos Campeões com um time pouco acreditado, que tropeçou bastante no início da competição. Ainda assim, com uma nova vitória sobre o Barcelona, poderá arrancar novamente rumo ao título da La Liga, já que Barça e Atlético ainda vão se enfrentar na 35ª rodada.

Nesse cenário, acredito numa vitória do Barcelona. O Real Madrid, com a vitória sobre o Liverpool e com a grande possibilidade de chegar à final da Champions, deverá focar suas forças na competição europeia.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)