PUBLICIDADE
Topo

Rodolfo Rodrigues

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Quem são os artilheiros dos clubes no Brasileirão por pontos corridos

Gabigol já é o 2º maior artilheiro do Flamengo na era dos pontos corridos - Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF
Gabigol já é o 2º maior artilheiro do Flamengo na era dos pontos corridos Imagem: Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF
Rodolfo Rodrigues

Rodolfo Rodrigues é apaixonado por números e estatísticas no futebol. Foi repórter do Lance!, editor da Placar e do prêmio Bola de Prata ESPN e é autor de dez livros sobre futebol.

Colunista do UOL

05/03/2021 04h00

Artilheiro do Brasileirão de 2019 com 25 gols e principal goleador do Flamengo na campanha do bicampeonato com 14 gols, o centroavante Gabigol chegou a 39 gols com a camisa rubro-negra na competição, tornando-se o 2º maior artilheiro do clube no Brasileirão na era dos pontos corridos, com apenas 1 gol a menos que o ex-meia Renato Abreu.

Nesse Brasileirão de 2020, tivemos também alguns jogadores que conseguiram marcas expressivas, como os atacantes Gilberto (Bahia), Jô (Corinthians) e Fred (Fluminense), que aumentaram seus números como principais artilheiros de suas equipes nos pontos corridos, e o meia Vina (Ceará), que tornou-se o maior goleador do Vovô desde 2003.

Desde 2003, Fred ainda segue como jogador com mais gols por um único clube (Fluminense), com 96 gols, seguido por Luis Fabiano (São Paulo), com 80 gols, Rogério Ceni (São Paulo), com 58 gols, e Neymar (Santos), com 54 gols. Ceni, aliás, segue disparado como o goleiro com mais gols, seguido por Márcio (ex-Atlético-GO), que fez 8 gols, e agora Jean (Atlético-GO), que fez 5 gols no último Brasileirão.

Confira a abaixo a lista dos maiores artilheiros de cada um dos 43 clubes que disputaram o Brasileirão na era dos pontos corridos desde 2003:

Flamengo

São Paulo

Corinthians

Palmeiras

Santos

Fluminense

Vasco

Botafogo

Grêmio

Internacional

Atlético-MG

Cruzeiro

Bahia

Athletico-PR

América-MG

América-RN

Atlético-GO

Avaí

Bragantino

Brasiliense

Ceará

Chapecoense

Coritiba

Criciúma

CSA

Figueirense

Fortaleza

Goiás

Grêmio Barueri

Guarani

Ipatinga

Joinville

Juventude

Náutico

Paraná

Paysandu

Ponte Preta

Portuguesa

Santa Cruz

Santo André

São Caetano

Sport

Vitória

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL