Topo

Rodolfo Rodrigues

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Flamengo e Inter fazem 1ª "final" entre líder e vice-líder valendo título

Internacional e Flamengo empataram por 2 a 2 na 18ª rodada do Brasileirão 2020, no Beira-Rio - Marcelo Cortes/Flamengo
Internacional e Flamengo empataram por 2 a 2 na 18ª rodada do Brasileirão 2020, no Beira-Rio Imagem: Marcelo Cortes/Flamengo

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Flamengo e Internacional vão se enfrentar no próximo domingo (21), às 16h, no Maracanã, podendo decidir o título do Campeonato Brasileiro de 2020. O duelo entre um líder (Internacional com 69 pontos) e o vice-líder na 37ª e penúltima rodada é inédito na era dos pontos corridos. E pela primeira vez, também, esse confronto entre dois postulantes ao título nas rodadas finais pode valer a taça —no caso só com a vitória do time gaúcho.

Desde 2003, quando o Brasileirão passou a ser disputado no sistema de pontos corridos (turno e returno, sem mata-matas), o jogo que mais se aproximou de uma "final" de campeonato à moda antiga foi o de 2005, entre Corinthians e Internacional. Naquele ano, o time paulista era o líder com 77 pontos, contra 74 do Colorado faltando 3 rodadas para o fim do campeonato. Uma vitória do Corinthians, porém, não garantiria o título matematicamente. Mas o jogo foi tenso e marcado pelo pênalti do goleiro Fábio Costa sobre o volante Tinga, ignorado pelo árbitro Márcio Rezende de Freitas.

Agora, em 2020, o Internacional, com um ponto a mais, precisa da vitória para assegurar o título e quebrar um jejum de 41 anos sem conquistar o Brasileirão. O empate vai manter a diferença de um ponto e a decisão ficará para a 38ª e última rodada, quando o Flamengo pegará o São Paulo no Morumbi e o Internacional receberá o Corinthians no Beira-Rio. Em caso de vitória do Flamengo contra o Inter, o título também será decido só na 38ª rodada.

Relembre abaixo os jogos importantes entre as equipes que brigavam pelo título no Brasileirão na era dos pontos corridos desde 2003:

2003
Cruzeiro e Santos fizeram um grande duelo na primeira edição dos pontos corridos, disputando a liderança por várias rodadas até o Cruzeiro disparar na reta final. A "final" antecipada entre eles, porém, aconteceu muito antes, na 31ª rodada, 15 rodadas antes da última. E deu Cruzeiro, com um 3 a 0 no Mineirão, que manteve o time de Luxemburgo na liderança com 3 pontos de vantagem.

2004
Santos e Athletico-PR, campeão e vice daquele ano, se enfrentaram também muito antes do fim do campeonato, na 29ª rodada, 17 antes da última. Deu empate na Vila Belmiro (1 a 1), que deixou o Peixe de Luxemburgo na liderança no critério de desempate (uma vitória a mais).

2005
Na primeira grande "final" dos pontos corridos, o Corinthians recebeu o Inter no Pacaembu com 3 pontos de vantagem na 40ª rodada, a antepenúltima daquele edição. Com uma vitória, o Timão abriria 6 pontos e jogaria por um empate para ser campeão nas duas últimas rodadas. No jogo, Tevez abriu o placar aos 37 minutos do 1º tempo. Na segunda etapa, logo aos 3 minutos, Rafael Sóbis empatou. Mas foi aos 28 do 2º que ocorreu o lance mais polêmico daquele campeonato. Numa dividida com o goleiro Fábio Santos, o volante Tinga sofreu um pênalti claro, mas o árbitro Márcio Rezende de Freitas ignorou o lance e ainda expulsou o jogador do Colorado.

Com o empate em 1 a 1, o Corinthians manteve a diferença de 3 pontos. Na penúltima rodada, o Corinthians venceu a Ponte e o Inter ganhou do Palmeiras. Já na última rodada, Inter tinha que torcer por derrota do Corinthians (que acabou perdendo para o Goiás por 3 a 2) e precisava vencer o Coritiba por 5 gols de diferença (mas acabou perdendo por 1 a 0).

2006
O São Paulo de Muricy Ramalho abriu muita vantagem no 2º turno e pegou os gaúchos Inter e Grêmio --que foram 2º e 3º colocados, respectivamente, naquele ano, bem antes-- na 24ª e 30ª rodada, sem ter uma cara de final antecipada.

2007
O São Paulo foi campeão com 15 pontos de vantagem sobre o Santos e teve uma "mini-final" na 32ª rodada, mas contra o Cruzeiro. O Tricolor tinha 11 pontos de vantagem e confirmou seu favoritismo vencendo o jogo no Morumbi (1 a 0) e logo depois, na 34ª, conquistou o título antecipado.

2008
O São Paulo foi campeão com 3 pontos de vantagem sobre o Grêmio, mas curiosamente eles se enfrentaram na 1ª rodada do returno, quando o Tricolor Gaúcho abriu 11 pontos de vantagem sobre o Tricolor Paulista, então o 5º colocado. Depois daquele jogo, o time de Muricy ficou 18 jogos seguidos sem perder e conquistou o título apenas na última rodada quando venceu o Goiás fora de casa por 1 a 0.

2009
Com uma reta final sensacional, esse foi o primeiro Brasileirão com 4 times lutando pelo título na última rodada. Mas, curiosamente, eles não se enfrentaram nas rodadas finais. O Flamengo, que pegou a liderança do São Paulo na penúltima rodada, chegou à última rodada com 64 pontos contra 62 de Inter, Palmeiras e São Paulo. Com exceção do Palmeiras, todos venceram e o título acabou mesmo com o Rubro-Negro após a vitória sobre o Grêmio por 2 a 1 no Maracanã.

2010
Em outro campeonato empolgante na reta final, Fluminense (68), Corinthians (67) e Cruzeiro (66) chegaram à última rodada com chance de título. O Tricolor Carioca, de Muricy Ramalho e Fred, venceu o Guarani e levou a taça. O Corinthians, de Tite, empatou com o Goiás e acabou em 3º, perdendo a vaga direta na fase de grupos da Libertadores para o Cruzeiro, que ganhou do Palmeiras. Mas naquele ano, na 35ª rodada (4 antes do fim do campeonato), o Corinthians, então vice-líder com 60 pontos, assumiu a liderança ao bater o Cruzeiro, que era o 3º com os mesmos 60 pontos. Naquele jogo, com cara de final, o Corinthians venceu com um gol de pênalti duvidoso do zagueiro Gil sobre atacante Ronaldo. O Fluminense, que tinha 61, empatou com o Goiás por 1 a 1 em casa e foi para 62. Mas na 36ª rodada, o Corinthians ficou apenas no empate por 1 a 1 com o Vitória e perdeu a liderança para o Fluminense.

2011
Corinthians e Vasco trocaram a liderança do Brasileirão durante várias rodadas no 2º turno. Na 27ª rodada, os dois clubes se enfrentaram no Rio de Janeiro, em São Januário, e empataram por 2 a 2 numa partida extremamente importante embora ainda não decidisse nada. Com o resultado, o Corinthians se manteve 2 pontos atrás do Vasco e não deixou o rival abrir 5 pontos de vantagem. No final, o time de Tite levou o título com 2 pontos a mais que o Vasco.

2012
Líder do 1º turno com uma campanha até então recorde (43 pontos), o Atlético-MG de Cuca foi ultrapassado pelo Fluminense de Abel Braga no 2º turno e os dois clubes se enfrentaram na 32ª rodada, com o Tricolor Carioca 9 pontos à frente. No Independência, o Galo venceu por 3 a 2 com um gol de Leonardo Silva no último minuto, diminuiu a diferença para 6 pontos, mas não teve força para tirar o título do time de Abelão.

2013
Campeão com 11 pontos de vantagem sobre o Grêmio, o Cruzeiro conquistou o título por antecipação na 34ª rodada, ao bater o Vitória em Salvador. Na rodada anterior (33ª), venceu o Grêmio, que era o 3º colocado, por 3 a 0 no Mineirão, abrindo 17 pontos sobre o rival.

2014
Novamente campeão com sobras, o Cruzeiro conquistou o bi com 10 pontos de vantagem sobre o São Paulo e 11 sobre Internacional e Corinthians. Mas na campanha daquela conquista, a Raposa pegou os três adversários nas primeiras rodadas do returno.

2015
Depois de pegar a liderança do Atlético-MG na 18ª rodada, o Corinthians do técnico Tite abriu vantagem no returno e praticamente tirou o Galo da briga pelo título com a vitória por 3 a 0 no confronto direto entre eles, no Independência, na 33ª rodada. Com o ótimo resultado, o Corinthians não permitiu ao Atlético-MG diminuir a diferença para 5 pontos, acabou abrindo 11 e caminhou sossegado para a conquista do hexa.

2016
Na campanha do título de 2016, o Palmeiras foi perseguido, bem à distância, por Flamengo e Santos. Na 33ª rodada, o Alviverde pegou o Santos, que estava 9 pontos atrás. Na Vila Belmiro, o Peixe venceu por 1 a 0, quebrou uma invencibilidade de 15 jogos do Palmeiras, e diminuiu a diferença para 6 pontos a 5 rodadas do fim do campeonato. Mas depois disso, o Palmeiras de Cuca não perdeu mais e conquistou o título na penúltima rodada com vitória sobre a Chapecoense.

2017
Campeão invicto com a melhor campanha do 1º turno, o Corinthians de Fábio Carille chegou a abrir 17 pontos sobre o Palmeiras na 20ª rodada. Na 32ª, porém, após uma sequência ruim, o Alvinegro sentiu a aproximação do rival, que poderia, em caso de vitória, diminuir a diferença para apenas 2 pontos. Mas o Corinthians venceu por 3 a 2, abriu 8 pontos, se recuperou na competição e seguiu firme na conquista do hepta.

2018
Campeão do 1º turno com 41 pontos, o São Paulo do técnico Diego Aguirre teve uma queda brusca na competição e ficou fora da disputa do título bem antes das rodadas finais. O Palmeiras, 6º colocado com 33 pontos, e já com Felipão na virada de turno, emendou uma sequência de 22 jogos sem derrota, foi deixando todo mundo para trás e conquistou o título com 8 pontos de vantagem sobre o Flamengo. No duelo direto entre eles, na 31ª rodada, houve empate por 1 a 1 no Maracanã, o que manteve o Palmeiras 4 pontos à frente. Uma vitória do Rubro-Negro ali deixaria a diferença em apenas 1 ponto.

2019
Campeão com a maior diferença de pontos na era dos pontos corridos (16), o Flamengo de Jorge Jesus teve como adversários mais próximos o Santos, de Jorge Sampaoli, e o Palmeiras, de Mano Menezes. Mas quando o Fla pegou esses dois, nas rodadas finais, o título já estava garantido e os resultados não fizeram diferença alguma.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do que foi informado, o nome do goleiro do Corinthians que cometeu pênalti no jogador Tinga, em 2005, é Fábio Costa, e não Fábio Santos. O erro foi corrigido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL