Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Abel Braga vira o técnico com mais jogos à frente do Internacional

Abel Braga durante partida entre Inter e Bragantino pelo Brasileiro - Ricardo Duarte/Inter
Abel Braga durante partida entre Inter e Bragantino pelo Brasileiro Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Colunista do UOL

10/02/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa em 2006, o técnico Abel Braga irá alcançar mais um grande feito à frente do Internacional nesta quarta-feira (10), quando se tornará o treinador com mais jogos pelo clube (337) ao lado do recordista Teté, que dirigiu o Colorado entre 1951 e 1957 e em 1960.

Campeão gaúcho em 2008 e 2014, Abelão está próximo também de levar o Inter ao título do Campeonato Brasileiro e quebrar um jejum que já dura 41 anos na competição — o último título foi em 1979.

Em sua sétima passagem pelo clube, Abel Braga é tido por muitos como o maior técnico da história do Inter ou um dos dois maiores, ao lado de Rubens Minelli, que levou o Colorado ao bicampeonato brasileiro em 1975 e 1976 e ao tricampeonato gaúcho em 1974/75/76, colocando o time em outro patamar no cenário nacional.

Com 336 jogos disputados pelo Inter, Abel Braga conquistou 188 vitórias, 81 empates e 67 derrotas, com um bom aproveitamento de 63,8% dos pontos. Vice-campeão brasileiro em 1988, em sua primeira passagem pelo clube, Abel foi ainda semifinalista da Libertadores em 1989.

Em 1991 e em 1995, o treinador teve rápidas passagens pelo clube. Mas em 2006 e 2007 teve o seu melhor momento ao conquistar os dois principais títulos da história do clube até então (Libertadores e Mundial). Em 2008, retornou ao clube e conquistou o Gauchão e a Copa Dubai, um torneio amistoso em cima da Internazionale de Milão na final. De volta ao clube em 2014, Abel ganhou novamente o Estadual pelo Colorado.

Agora, na temporada 2020, o experiente treinador de 68 anos pegou o time num momento delicado, após a saída do técnico argentino Eduardo Coudet, que foi para o Celta de Vigo-ESP. Nos primeiros jogos, Abelão teve resultados ruins, perdendo dois confrontos no Brasileirão e sendo eliminado das quartas de final da Copa do Brasil pelo América-MG e das oitavas de final da Libertadores pelo Boca Juniors-ARG.

Mas após o último jogo da Libertadores, no qual venceu o Boca na Bombonera por 1 a 0 e perdeu nos pênaltis, Abel conseguiu uma sequência recorde de 9 vitórias no Brasileirão, retomou a liderança com uma goleada histórica sobre o então líder São Paulo no Morumbi (5 a 1) e botou o time em ótima condição para conquistar o sonhado título nacional.

Tido como ultrapassado por muitos, principalmente após sua última passagem pelo Flamengo em 2019, antes da chegada de Jorge Jesus, e pela passagem ruim pelo Cruzeiro também em 2019, no ano da queda do time para a segunda divisão, Abelão se reencontrou no Inter, tendo a chance de se consagrar com o título do Brasileirão e fechar a temporada 2020 como o treinador com mais jogos na história do clube.

Técnicos com mais jogos na história do Internacional:

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)