Topo

Rodolfo Rodrigues

Neymar: 1º brasileiro protagonista numa final de Champions desde Kaká 2007

Neymar durante aquecimento do PSG antes da semifinal da Liga dos Campeões - Manu Fernandez/Pool via Getty Images
Neymar durante aquecimento do PSG antes da semifinal da Liga dos Campeões Imagem: Manu Fernandez/Pool via Getty Images

18/08/2020 17h51

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em 2007, o meia Kaká foi o grande nome do Milan que conquistou a Liga dos Campeões em cima Liverpool. Com 10 gols, o brasileiro foi ainda o artilheiro da competição e ainda terminou o ano como o melhor jogador do mundo.

Desde então, não tivemos um brasileiro chegando à final da Champions League como o principal nome do time. Treze anos depois, Neymar consegue levar o PSG à final sendo o maior destaque da equipe francesa. Em 2015, quando foi campeão e artilheiro com o Barcelona, Ney era um dos ótimos coadjuvantes do time do protagonista Messi.

Nos últimos anos, tivemos ainda outros brasileiros sendo importantíssimos em campanhas de títulos, como Marcelo e Casemiro (Real Madrid), Daniel Alves (Barcelona), ou Roberto Firmino (Liverpool), mas todos ofuscados por Cristiano Ronaldo, Messi e Salah, respectivamente.

Em ótima fase, Neymar foi o nome do PSG nos mata-matas da Liga dos Campeões. Contra o Borussia Dortmund, nas oitavas, marcou no jogo de ida, na Alemanha, na derrota por 2 x 1, e fez um dos gols da vitória no jogo de volta por 2 x 0. Nas quartas, fez uma grande apresentação diante da Atlanta, participando dos dois gols da incrível virada por 2 x 1 nos minutos finais.

Nesta terça-feira (18), voltou a jogar bem, mandou duas bolas na trave, deu uma assistência para Di María e foi fundamental para levar o PSG pela primeira vez em sua história à final da Liga dos Campeões. Sua assistência foi a 26ª na história da competição, que o coloca como o 8º no ranking dos maiores garçons na era da Champions League. Desde sua estreia no torneio, em 2013, é ainda o jogador com mais assistências, à frente de Cristiano Ronaldo (20 assistências).

Campeão francês, da Copa da França e da Copa da Liga da França nessa temporada, o brasileiro vai para a final da Liga dos Campeões com chance de conquistar mais um torneio e de ser ainda o melhor jogador do mundo em 2020. Uma vitória sobre o poderoso Bayern Munique (o outro provável finalista), poderá ser fundamental para que Neymar finalmente seja o maior protagonista do futebol europeu e mundial.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)