Topo

Rodolfo Rodrigues

Corinthians volta a ter hegemonia no clássico contra Palmeiras após 54 anos

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com um de cabeça do zagueiro Gil, aos 14 minutos do primeiro tempo, e ótimas defesas do goleiro Cássio, o Corinthians venceu o Palmeiras por 1 x 0, em Itaquera, nesta quarta-feira (22), na reabertura do Paulistão após quatro meses devido a pandemia do coronavírus. A vitória serviu para quebrar uma marca histórica. Depois de 54 anos, o alvinegro ultrapassou o rival em número de vitórias no confronto direto. Agora, são 128 vitórias do Corinthians, 127 derrotas e 108 empates em 363 jogos.

A última vez em que o Corinthians esteve à frente no confronto foi em 1966, no Dérbi 163, na vitória de 1 x 0 com gol de Flávio em dezembro daquele ano. Naquela época e até por muitos anos depois, essas estatísticas não chegavam a discutidas. Segundo o jornalista e historiador Celso Unzelte, autor do Almanaque do Timão, só se falava de estatísticas do confronto no Dérbi pelo Paulista.

E desde 1966, então, o Palmeiras manteve sua hegemonia, que chegou a ter 11 vitórias a mais em 1999. De 2010 para cá, porém, o Corinthians vem conseguindo levar a melhor. Nos últimos 33 jogos, foram 16 vitórias contra 7 do Palmeiras.

Nesse levantamento acima, não estão dez clássicos que não tiveram 90 minutos e que foram válidas pelo antigo Torneio Início e Taça Augusto Henrique Mündel (4 vitórias do Palmeiras, 4 empates e 2 vitórias do Corinthians), contabilizado pelo Palmeiras, que considera que os jogos tinham valor na época, já que as equipes utilizaram uniformes oficias e as partidas contavam com trio de arbitragem, súmula e bilheteria. O Corinthians, seguindo um padrão de outros levantamentos históricos, considera apenas jogos de 90 minutos em sua relação. Agora, segundo as contas do Palmeiras, o Corinthians tem uma vitória a menos.

A vitória de 1 x 0 do Corinthians desta quarta-feira (21) serviu também para ampliar o domínio do time em seu novo estádio sobre o rival desde 2014. Agora, em 11 partidas, são seis vitórias do Corinthians, dois empates e três vitórias do Palmeiras. No Allianz Parque, o Corinthians também tem vantagem com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros).

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, o Corinthians, agora, tem 127 derrotas para o Palmeiras e não empates. O erro foi corrigido.