PUBLICIDADE
Topo

Rodolfo Rodrigues

Casemiro é o melhor brasileiro do campeão Real Madrid

Casemiro conquistou seu título espanhol com o Real Madrid - REUTERS/Jon Nazca
Casemiro conquistou seu título espanhol com o Real Madrid Imagem: REUTERS/Jon Nazca
Conteúdo exclusivo para assinantes
Rodolfo Rodrigues

Rodolfo Rodrigues é apaixonado por números e estatísticas no futebol. Foi repórter do Lance!, editor da Placar e do prêmio Bola de Prata ESPN e é autor de dez livros sobre futebol.

16/07/2020 18h10

O Real Madrid conquistou nesta quinta-feira (16) seu 34º título espanhol ao vencer o Villarreal por 2 x 1 contando com a presença de três brasileiros em campo: o volante Casemiro e o atacante Rodrygo (titulares) e depois Vinícius Júnior, que entrou no segundo tempo. Marcelo, lesionado, e Éder Militão (banco), não entraram, mas sagram-se campeão no time do técnico Zidane.

Titular em 34 dos 37 jogos do Real Madrid no Campeonato Espanhol, Casemiro foi um dos grandes destaques do time merengue, principalmente na arrancada do time após a parada do campeonato por conta do coronavírus, quando jogou os 90 minutos em todos as dez vitórias seguidas - e ainda marcou o gol da vitória sobre o Espanyol.

Líder em desarmes no Campeonato Espanhol 2019/20 (foram 98 até aqui) e o sexto jogador com mais passes na La Liga, Casemiro fez mais uma brilhante temporada sob o comando do técnico Zidane. Em 2018, foi um dos principais nomes do time na conquista do tri da Liga dos Campeões. Aos 28 anos, o ex-jogador do São Paulo foi certamente o melhor volante do Campeonato Espanhol e figura entre os melhores do mundo na atualidade.

Entre os brasileiros campeões pelo Real Madrid, outros dois jovens merecem também destaque na conquista. Vinícius Júnior, 20 anos, disputou 28 jogos (11 como titular) e marcou 3 gols, sendo aproveitado bastante por Zidane. Rodrygo, 19 anos, que teve mais oportunidades no início da temporada, fez 19 jogos (11 também como titular) e marcou 2 gols.

Marcelo, que chegou ao seu 5º título espanhol e tornou-se o segundo brasileiro com mais conquistas no Campeonato Espanhol, atrás apenas de Daniel Alves (6 títulos), sofreu com lesões e fez apenas 15 partidas na Liga Espanhola, perdendo a titularidade em algumas partidas para o francês Mendy. Já Éder Militão, que chegou prestigiado após uma boa temporada pelo Porto-POR, foi titular em apenas 9 jogos e disputou apenas 14 partidas. Nessa volta pós-pandemia, foi titular em apenas dois jogos.

Brasileiros com mais títulos no Campeonato Espanhol

Real Madrid maior campeão espanhol

Com 34 títulos, o Real Madrid chega amplia sua vantagem de títulos espanhóis sobre o rival Barcelona, que tem 26 títulos, mas que vem diminuindo essa diferença nos últimos anos - venceu 10 dos últimos 16 campeonatos, contra cinco do Real Madrid e um do Atlético de Madri. Zidane, campeão em 2017, volta a conquistar o título espanhol.

Maiores campeões do Campeonato Espanhol (1929-2020):
[34] - Real Madrid
26 - Barcelona
10 - Atlético de Madri
8 - Athletic Bilbao
6 - Valencia
2 - Real Sociedad
1 - Betis
1 - La Coruña
1 - Sevilla