Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Cena lamentável, mordida no UFC se torna arma de marketing

Logo na segunda luta do card do UFC Vegas 89, o embate entre os brasileiros André Mascote e Igor Severino se destacou. Após quase dois rounds de intensa disputa, Severino mordeu o adversário e foi desclassificado. Menos de uma hora depois, enquanto o evento ainda ocorria, Dana White, presidente do UFC, anunciou a demissão do atleta.

Imediatamente, a lamentável cena protagonizada pelo atleta de 20 anos dominou as redes sociais - fortemente criticado pelos fãs, Igor se tornou um alvo fácil. No entanto, foi justamente a postura do rival, que sofreu a mordida, que amenizou a avalanche de críticas direcionadas ao imaturo atleta.

Durante a coletiva de imprensa após a luta, Mascote deixou claro que, apesar do ocorrido, não nutria raiva pelo compatriota e ainda expressou seu desejo de que ele não fosse demitido. Claro, de nada adiantou, mas ao minimizar as críticas e elogiar o talento de Severino, ele automaticamente evitou o linchamento público - e sua posição era privilegiada para fazê-lo, caso quisesse.

Poucos imaginavam, porém, que Mascote, uma hora depois do combate, já se encontrava sentado em uma mesa de tatuagem na avenida mais movimentada de Las Vegas. O desenho escolhido foi justamente uma homenagem à mordida sofrida e ao bônus prometido por Dana White. Satisfeito com o desempenho do lutador, o dirigente concedeu o primeiro 'Bit of the Night' - mordida da noite - em alusão aos tradicionais 'Performance of the Night' e 'Fight of the Night'.

Pronto, era o suficiente para que o nome de Mascote se tornasse o assunto mais comentado da noite. O atleta publicou um vídeo do momento em que imortalizou o incidente em sua pele, Dana repostou a imagem da tatuagem e confirmou o prêmio de 50 mil dólares, enquanto os veículos especializados relataram o ocorrido. Uma ação de marketing inusitada, orgânica e imprevisível.

Não poderia ser melhor para um cenário em que as reações são ditadas de forma instantânea pelas redes sociais. Tanto é verdade que, como mencionei, muitos já nem se lembram de criticar a atitude lamentável do atleta que mordeu seu oponente...

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes