Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com Botafogo, Record bate recorde negativo de Ibope no Rio com Carioca

Volta Redonda e Botafogo se enfrentaram pela nona rodada do Carioca: jogo marcou pior Ibope da Record com Carioca 2021 - Ernesto Carriço/Enquadrar/Estadão Conteúdo
Volta Redonda e Botafogo se enfrentaram pela nona rodada do Carioca: jogo marcou pior Ibope da Record com Carioca 2021 Imagem: Ernesto Carriço/Enquadrar/Estadão Conteúdo

10/04/2021 23h39

Com a transmissão de Volta Redonda 2 x 2 Botafogo na noite deste sábado (10), a Record marcou o índice mais baixo no Ibope desde sua estreia no Campeonato Carioca no dia 2 de março. Mesmo com o resultado ruim, o jogo conseguiu segurar a vice-liderança no horário e venceu o SBT, seu principal concorrente.

Segundo dados prévios da Grande Rio de Janeiro obtidos pela coluna, o empate narrado por Lucas Pereira com comentários de Ricardo Rocha e apresentação e Mylena Ciribelli marcou 5 pontos de média com picos de 6. No mesmo horário, com a exibição de "Chiquititas", "Esquadrão da Moda" e "Bake Off Brasil", o SBT ficou com 4 pontos.

A Globo, com o "Jornal Nacional" e a reprise do último capítulo de "Amor de Mãe", obteve 28 pontos. Com o resultado, a Record alcançou até 754 mil telespectadores só na capital fluminense - o número é ruim para transmissões de futebol na TV brasileira. O recorde negativo da Record até então pertencia a três jogos de Fluminense, Vasco e Botafogo, que marcaram 6 pontos cada um.

Só para efeito de comparação, até o ano passado, o menor Ibope do Botafogo com jogos do Campeonato Carioca era de três partidas exibidas pela Globo - uma em 2008, outra em 2013 e outra em 2020. Todos esses jogos marcaram 14 pontos. Na primeira fase do Carioca (sem jogos de mata-mata), o recorde negativo do Botafogo foi em 15 de março de 2020, com Botafogo x Bangu, que marcou 19 pontos.

A partida deste sábado não seria exibida inicialmente. A Record do Rio de Janeiro tinha planos de mudar o horário de exibição do Carioca 2021 para os domingos à tarde, mas a cabeça de rede, em São Paulo, não autorizou.

A troca só irá ocorrer nas semifinais e finais. Existe uma insatisfação com os resultados do Carioca nos sábados à noite, considerados ruins por TV e clubes.