Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo não vai pressionar clubes por volta do Paulistão

Clássico entre Corinthians e Palmeiras no Campeonato Paulista 2021: Globo está tranquila sobre retorno de Estadual - Cesar Greco/Palmeiras
Clássico entre Corinthians e Palmeiras no Campeonato Paulista 2021: Globo está tranquila sobre retorno de Estadual Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

27/03/2021 04h00

A prorrogação da fase emergencial em São Paulo anunciada ontem (26) pelo Governo do Estado por causa da pandemia de covid-19 frustrou os planos dos clubes de voltarem a jogar o Campeonato Paulista 2021 já na próxima semana. E se depender da Globo, que tem os direitos de transmissão, o Estadual vai parar pelo tempo que for necessário.

A coluna apurou que o prolongamento das regras da fase emergencial não foi considerado uma surpresa internamente por causa do grande número de casos e mortes em São Paulo. Isso ajuda a explicar por que os Estaduais não foram citados em uma chamada nos destaques de abril da programação da Globo.

Outro ponto importante é que a Globo não vai dar opiniões nos bastidores. A emissora vai deixar os clubes definirem sua vida, seguirá o contrato e exibirá jogos onde quer que elas aconteçam. A preocupação é que o Paulista 2021 tenha confusões como aconteceu com o Carioca 2020, que forçou o retorno antes da hora e teve jogo cancelado menos de 20 horas de sua marcação.

A própria Globo já disse em comunicados que seguirá o que os organizadores decidirem. Mesmo que, internamente, executivos não concordem com alguns fatos. Nesta semana, quando vazou um vídeo do presidente da CBF, Rogério Caboclo, dizendo que a Globo gostaria que o futebol continuasse, a emissora afirmou que seguiria as decisões da autoridade.

"Como vem fazendo desde o início da pandemia há mais de um ano, a Globo segue respeitando as orientações dadas pelas autoridades competentes e acompanhando as decisões dos organizadores das competições. Entendemos que o momento é de cautela, e que a prioridade é a segurança de todos. Vamos seguir e respeitar todos os protocolos que forem definidos e decididos pelas entidades", afirmou a emissora no comunicado.

Os clubes paulistas ainda não definiram quando vão se reunir para definir o retorno do Estadual. Uma reunião para tratar do assunto está marcada para a próxima semana. O receio dos clubes é que com uma paralisação por longo prazo a Globo decida reduzir ou suspender cotas de televisão, como fez no ano passado.

A emissora apostava bastante no Campeonato Paulista entre os meses de março e maio, antes do Campeonato Brasileiro, para manter os assinantes do Premiere em um período de baixa. Além disso, por causa da saída do Campeonato Carioca da Globo, o Paulistão estava sendo exibido em locais onde não chegava antes. O Estadual do Rio é da Record até 2022.