Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Após perder Eliminatórias da Copa, TV WA tira do ar esportivo com ex-Fox

Leandro Quesada no último "Virando o Jogo" na TV Walter Abrahão: programa saiu do ar após perda das Eliminatórias da Copa - Reprodução/Quesada Sports
Leandro Quesada no último "Virando o Jogo" na TV Walter Abrahão: programa saiu do ar após perda das Eliminatórias da Copa Imagem: Reprodução/Quesada Sports

18/03/2021 04h00

No ar desde fevereiro na TV Walter Abrahão, o programa "Virando o Jogo" foi encerrado no fim da semana passada pela emissora de TV por assinatura. Apresentado pelo jornalista Leandro Quesada e produzido por profissionais ex-Fox Sports, a atração deixou de ser transmitida por divergências com os mandatários da TV WA.

A coluna apurou que, além de Quesada, quatro outros produtores eram responsáveis por colocar o programa no ar. Mesmo fora de uma TV com grande alcance, a atração conseguiu levar convidados de repercussão, como o zagueiro Rodrigo Caio (Flamengo), o atacante Pablo (São Paulo) e o meia Gustavo Scarpa (Palmeiras). Diariamente, a atração também tinha participação de jornalistas convidados.

Mas a grande problema foi a falta de familiaridade da TV Walter Abrahão com o esporte. A emissora não ajudava com aparato técnico nem divulgava o programa, que ficava escondido e quase sem repercussão e audiência. Outro incômodo foi a falta de sinal em alta definição para exibição.

A produção do programa cobrou melhores condições, mas, sem perspectiva de ter o pedido atendido, a atração foi encerrada na última sexta-feira (12). Desde segunda, o programa não é mais exibido na TV e no YouTube, onde também era transmitido no canal pessoal de Quesada.

A coluna procurou Walter Abrahão Filho, responsável pela emissora que está em operadoras como Sky e Claro/Net, mas ele não respondeu aos contatos. Leandro Quesada também foi procurado, mas não atendeu o blog.

No início do mês, a TV WA perdeu os direitos de 56 jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 que havia adquirido em janeiro. O canal afirma que não fez pagamentos por causa do adiamento das partidas da seleção brasileira para o segundo semestre. Um banco que autorizaria o crédito para o pagamento de US$ 11 milhões (R$ 60 milhões na cotação atual) também decidiu sair do negócio.

A Mediapro, empresa espanhola que detém os direitos das partidas, está novamente no mercado tentando vender os jogos da seleção brasileira fora de casa. A ideia é negociar com mais calma e por um preço mais baixo. Globo e Record foram as primeiras procuradas, mas outras emissoras também serão sondadas.

A TV WA tem o direito do Campeonato Catarinense deste ano, com a exibição de um jogo por rodada.