Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Disney vence leilão e fecha acordo até 2024 pela Liga Europa na TV paga

Manchester United e Milan empatam em 1 a 1 no jogo de ida das oitavas de final da Liga Europa: Disney renova direitos até 2024 - Oli SCARFF / AFP
Manchester United e Milan empatam em 1 a 1 no jogo de ida das oitavas de final da Liga Europa: Disney renova direitos até 2024 Imagem: Oli SCARFF / AFP

17/03/2021 17h56

A Disney fechou nesta quarta-feira (17) com a Team, agência que representa a Uefa em acordos comerciais, a renovação dos direitos de transmissão a Liga Europa pelas próximas três temporadas - entre 2021/2022 e 2023/24. O torneio será exclusivo da ESPN e do Fox Sports na TV por assinatura. A Team ainda busca um acordo para exibição de uma partida por rodada em TV aberta.

A coluna apurou que a empresa americana venceu o "segundo round" de negociações individuais, realizada pela agência desde o início da semana. Com isso, a Disney seguirá com dois jogos por faixa horária na fase de grupos da competição, que acontecem nas quintas-feiras - às 14h e às 16h (horário de Brasília).

O pacote também dá direito de transmissão de semifinais e finais com exclusividade em canais fechados. O evento já era exibido no Fox Sports desde 2018 e chegou à ESPN no ano passado, com a fusão entre as duas emissoras.

Manter a Liga Europa era uma prioridade da Disney para este ano. Segundo torneio mais importante da Europa, atrás apenas da Champions League, a disputa tem na fase de mata-mata um momento especial, que sempre consegue marcar bons números de audiência na TV paga. Manchester United x Milan, na quinta passada (11), pelas oitavas de final da competição, foi líder de audiência entre os canais esportivos pagos.

Com isso, a Liga Europa ficará por seis anos seguidos em algum canal do Grupo Disney. A empresa ainda tenta alguns outros eventos. Existe negociação para adquirir o Campeonato Italiano, que continua em uma nova rodada de negociações para o mercado brasileiro.

Paralelo ao acordo com a Disney, a agência Team tenta ainda colocar uma partida por semana da Liga Europa na TV aberta. O blog apurou que a Band não fez proposta pelo campeonato. Oficialmente, o SBT negou para a coluna que esteja em conversas pelo evento, o que deixa as opções em redes abertas escassas. O canal de Silvio Santos, vale lembrar, vai exibir a Champions League pelos próximos três anos.

Procurada para falar do acordo, a Disney disse que não comenta negociações em andamento.