Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Liga Europa tem segundo round por direitos no Brasil; Disney fez proposta

Manchester United e Milan empatam em 1 a 1 no jogo de ida das oitavas de final da Liga Europa - Oli SCARFF / AFP
Manchester United e Milan empatam em 1 a 1 no jogo de ida das oitavas de final da Liga Europa Imagem: Oli SCARFF / AFP

16/03/2021 04h00

Segundo torneio mais importante de clubes da Europa, a Uefa Europa League ainda não tem garantido um exibidor para o Brasil a partir da temporada 2021/2022. Após a licitação com envelopes fechados, a Team, agência de marketing que fecha os eventos da entidade europeia, decidiu colocar em prática um "segundo round" pela competição.

A coluna apurou que as propostas pelo torneio não foram consideradas tão boas e que, agora, a agência decidiu conversas individualmente com potenciais canais de televisão interessados no torneio aqui no Brasil. A Team só avisará a Uefa quem será o seu parceiro de mídia na competição a partir de setembro deste ano quando um acordo for definitivamente fechado.

Curiosamente, o leilão de 2021 repete o que aconteceu em 2018. Naquela ocasião, nenhuma grande emissora fez propostas consideradas agradáveis para a agência europeia. Após meses de negociação individual, o Fox Sports fechou um acordo com exclusividade na TV brasileira por três anos. Hoje, com a fusão entre ESPN e Fox, o contrato foi herdado pela Disney.

Falando na empresa americana, a Disney é uma das empresas que fez proposta para ter a competição por mais três anos. A coluna apurou que o grupo tem a intenção de renovar o acordo que caiu no seu colo no ano passado, por perceber que a Liga Europa consegue bons índices e tem muitos jogos para distribuir em suas emissoras de Esporte e plataformas de streaming.

Neste momento, a Team até deseja colocar o torneio em TV aberta assim como fez com a Champions League, mas vê a missão como algo bem difícil pela falta de interesse de canais abertos no Brasil. A última vez da Liga Europa em uma das cinco grandes redes de TV foi na temporada 2011/2012, quando a RedeTV! exibiu a competição para todo o país.

O vencedor da Liga Europa garante uma vaga na fase de grupos da Champions League no ano seguinte e disputa a Supercopa da Europa no início da temporada europeia, em agosto.