Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo reforça Esporte e vai promover estreias na temporada 2021; veja quais

Renata Silveira é uma das estreias que a Globo vai promover em 2021 - Reprodução / Internet
Renata Silveira é uma das estreias que a Globo vai promover em 2021 Imagem: Reprodução / Internet

20/02/2021 04h00

Mesmo com a perda de eventos importantes como Libertadores da América e Fórmula 1, a Globo tem procurado reforçar seu casting de narradores e comentaristas. Somente neste ano, pelo menos três profissionais assinaram acordo e vão estrear a partir do mês de março nos esportivos em TV aberta ou no Sportv, o canal de esportes do grupo na TV por assinatura.

A estreia mais aguardada, por enquanto, é a da narradora Renata Silveira, que começou seu expediente no mês passado. A jornalista será a primeira locutora feminina fixa em jogos de futebol transmitidos pela emissora. A previsão era que estreasse ainda em janeiro, mas ela acabou contraindo o novo coronavírus e a data teve de ser adiada.

Como já estava no fim da temporada de 2020/2021, a Globo optou por deixar a estreia de Renata Silveira como uma das novidades para os próximos meses. Seu trabalho é elogiado internamente. Antes de assinar contrato com a emissora carioca, ela teve passagens pela ESPN, Fox Sports e Rádio Globo, onde foi a primeira mulher a narrar um jogo de Copa do Mundo no Grupo Globo.

Quem também acertou seu vínculo foi Carlos Eduardo Mansur, repórter e colunista do Jornal O Globo. Para aceitar o desafio, Mansur deixará de ser repórter do jornal, onde trabalha desde 2007. No entanto, ele não abandonará de vez a publicação. Seu espaço semanal de opinião no noticiário está mantido, às sextas e segundas.

Inicialmente, Mansur fará somente participações em programas. No médio prazo, porém, existe o plano de escalá-lo para jogos. A ideia é acostumar a audiência do canal esportivo da Globo com o seu rosto, já que suas participações no "Redação" costumam ser semanais.

Por fim, a última contratação foi a do pentacampeão Roque Júnior. Nos últimos anos, Roque atuava como técnico e gestor de futebol, com passagens por Ituano, XV de Piracicaba, Paraná Clube e Ferroviária. Esta será sua primeira experiência em televisão, mas ele já atuou como comentarista convidado em emissoras de rádio durante a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Além de participar de programas de esporte, o ex-jogador será escalado para partidas transmitidas no Sportv e no Premiere. A chegada de Roque Júnior teve influência de outros colegas que jogaram no Palmeiras. Zé Roberto e Paulo Nunes, que já estão na Globo, elogiaram bastante o ex-zagueiro.