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Flavio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Aston Martin é a surpresa; Mercedes vai sofrer

Drugovich pode correr no lugar de Stroll: chance de pontos - Divulgação/Aston Martin
Drugovich pode correr no lugar de Stroll: chance de pontos Imagem: Divulgação/Aston Martin

Colunista do UOL

27/02/2023 11h00

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Terminou a brevíssima pré-temporada da F-1 no sábado, no Bahrein, e no próximo domingo, neste horário, já saberemos o que os ensaios mostraram de verdade verdadeira. Testes, muitas vezes, mascaram a realidade. Mas numa F-1 de teto de gastos e pouco tempo para treinar, eles tendem, cada vez mais, a se aproximar dela.

Segue, então, uma análise do que fez cada time nestes três dias na mesma pista que abre o Mundial, dia 5 de março. A ordem é a da classificação entre as equipes no ano passado. E, no fim, um recadinho aos meus parcos leitores.

RED BULL (413 voltas) - O melhor tempo da semana foi registrado sábado por Pérez: 1min30s305. Um pouco melhor que a pole do ano passado no Bahrein, de Leclerc, 1min30s558. A Red Bull partiu de uma base excelente, que ganhou 17 das 22 corridas de 2022. Assim, não precisou mudar nada radicalmente em seu carro. Não faria sentido. Uma coisinha aqui, outra ali, e Adrian Newey entregou um projeto vencedor, mais um. Nenhum problema técnico foi registrado nos três dias. É o time a ser batido, como se diz. E ninguém vai bater, ainda que a Red Bull tenha menos tempo de túnel de vento para desenvolver o RB19, punida por ter estourado o teto de gastos de 2021. Sempre faz falta, mas quando o carro é bom, o melhor a fazer é nem mexer. Verstappen, que é bem melhor que Pérez, será tricampeão.

FERRARI (416 voltas) - A impressão que a Ferrari passou nesses três dias foi de que andou para trás. Não muito, mas um pouquinho. Porque, no ano passado, começou a temporada batendo de frente com a Red Bull. E, agora, não parece em condições de arranhar o favoritismo rubro-taurino ao menos nas três primeiras provas do ano, a saber: Bahrein (5 de março), Arábia Saudita (19 de março) e Austrália (2 de abril). Continuo achando a dupla do time italiano pouco luminosa. Leclerc é muito bom de classificação, mas às vezes apaga nas corridas. Sainz é OK, mas ser só OK é pouco para uma equipe que sempre briga para ser campeã — ou pelo menos acha que briga. A chegada de Frédéric Vasseur para chefiar o time só fará algum efeito daqui a alguns meses. Precisa tempo para treinar, diríamos no futebol. O fato é que a pré-temporada ferrarista foi muito sem graça. Pode até começar o ano na frente da Mercedes. Mas termina atrás.

MERCEDES (398 voltas) - Assim que terminaram os testes, Hamilton deu uma entrevista à F1TV. Olha... Estava tão entusiasmado quanto o sujeito que tem de ficar em jejum por 12 horas para fazer um exame de sangue às 6 da manhã do dia seguinte. Piloto percebe logo quando um carro é bom. Lembro que Jenson Button, em 2009, depois de meia dúzia de voltas com a Brawn, não conseguia nem tirar o capacete porque deslocou o maxilar de tanto rir. Por enquanto, a única coisa positiva dos carros pretos é que não pulam mais nas retas, como na primeira metade da temporada passada. Mas isso já tinha sido resolvido, mesmo. "Estamos longe da Red Bull e talvez atrás da Ferrari", disse Lewis. Ele até que fez um bom resultado sábado, segundo colocado. Mas quando se olha o cronômetro... 0s359 atrás de Pérez. E com pneus C5, mais macios que os usados pelo mexicano. Não é lá muito animador. A Mercedes tem capacidade de melhorar seu carro, como mostrou em 2022. Começou o ano arrebentando a coluna de seus pilotos de tanto que saltava e terminou com uma vitória em Interlagos. Mas continua, pelo jeito, com um carro imprevisível. Torcedores do time alemão, não se iludam. Vai ser parecido com o ano passado

ALPINE (353 voltas) - Juro que não sei o que dizer da Alpine. "Queremos terminar em quarto, mas mais perto dos três primeiros", prometeu Otmar Szafnauer no lançamento do carro. A chance é zero. Vai ter crise rapidinho, porque os dois pilotos são reclamões. Onde erraram? Provavelmente, em tudo. A equipe promete atualizações para a primeira corrida do ano. E nem começou o ano. Foi a penúltima colocada em número de voltas. Só andou mais que a McLaren.

McLAREN (311 voltas) - Juntos, Norris e Piastri deram apenas 81 voltas sábado. O carro ficou um tempão parado nos boxes com problemas ainda não explicados. O MCL60 não anda nada e aparenta não ser muito confiável. Foi a grande decepção da pré-temporada e vai brigar lá atrás com Alfa Romeo e Alpine. Talvez até sendo fustigada por Williams e Haas. Tem gente achando que será a última colocada no campeonato. Não acho que o desastre será dessas dimensões. Mas não ficará muito distante.

ALFA ROMEO (401 voltas) - Na sexta-feira, só Zhou andou. Sábado foi a vez de Bottas. Na quinta, dividiram o carro. Sexta, Zhou ficou em primeiro. Sábado, Bottas foi o terceiro. É um começo alvissareiro para a Alfa Romeo. No ano passado foi mais ou menos assim, com a equipe pontuando com frequência para, a partir da metade do campeonato, despencar na performance e na classificação. Foram 51 pontos nas primeiras nove corridas e ridículos quatro nas últimas 13. Ainda assim, salvou um sexto lugar entre os construtores. Se não entrar em ritmo de fim de feira, porque a marca Alfa Romeo deixa o Mundial no fim do ano, pode fazer uma temporada decente. E tudo indica que a Sauber, que toca a operação, está animadinha com a chegada da Audi.

ASTON MARTIN (387 voltas) - A primeira coisa a dizer é que Drugovich fez muito bem seu trabalho e está pronto para correr no Bahrein caso Stroll não se recupere das fraturas nos dois punhos depois de cair de bicicleta no começo da semana. Teve até de passar por cirurgia. Acho que não corre. A Aston Martin confirmou domingo que se o filho do dono não puder correr no Bahrein, seu substituto será o brasileiro. A escolha, depois que ele foi nomeado para a pré-temporada, era óbvia. Mas, nos dias de hoje, o óbvio precisa ser explicado. Ainda mais quando invenções de redes sociais se espalham e viram "notícia". Falo sobre a história de Vettel ser chamado para correr ao lado de Alonso. Ele pode até ter recebido um telefonema do time no dia em que Stroll caiu da bicicleta. Disse não, papo encerrado na segunda-feira mesmo. Quando Drugovich foi escalado para andar nos testes, claro que seria ele o piloto. Mas, sábado, a "internet", como se diz genericamente, estava alvoroçada com a possibilidade de Sebastian correr. As pessoas não raciocinam mais com um mínimo de lógica. É exasperante. Se for para a corrida, que Felipe agarre a chance. Porque terá nas mãos um carro que facilmente chega entre os dez primeiros. Se bobear, entre os cinco. A Aston Martin é, claramente, a equipe que mais melhorou em relação ao ano passado. Foi a sensação da pré-temporada. Alonso está nas nuvens. Temos um novo "player" no grid. E vou dizer: neste momento, é melhor para o time ter Drugovich no carro do que Stroll. Este, se voltar, estará baleado. E sem nenhuma referência do carro novo

HAAS (414 voltas) - A Haas foi o time que mais andou no último dia de testes. Ficou em quarto no ranking geral de quilometragem dos três dias, atrás apenas de AlphaTauri, Williams e Ferrari. O que é excelente para começo de temporada, quando os problemas de confiabilidade de equipamento costumam afetar quase todo mundo. Nessas horas, terminar corridas já é um grande passo para pontuar. Lembrem de Magnussen na abertura do campeonato do ano passado... Ficou em quinto, uma façanha inaudita. Sábado, o dinamarquês terminou o dia numa posição bem interessante, o sétimo lugar. A Haas tem de aproveitar as primeiras provas do ano para arrancar pontos em qualquer oportunidade. Acho que vai conseguir, ainda que não se deva esperar por milagres.

ALPHATAURI (456 voltas) - Incompreensíveis os tempos de De Vries no sábado, ainda que ele tenha se dedicado apenas a "runs" e simulações de corrida. Vejam lá: 87 voltas, a melhor 7s939 pior que o tempo de Pérez com pneus macios e tanque vazio. OK, pneu e peso fazem diferença, mas quase oito segundos? Tsunoda foi bem melhor e terminou em sexto. A AlphaTauri vive dias esquisitos e terei de me estender aqui. A imprensa alemã afirma que depois da morte de Dietrich Mateschitz, seu fundador, a Red Bull mudou o rumo de seus negócios. O novo CEO, Oliver Mintzlaff, deixou escapar que a operação da AlphaTauri dá prejuízo e não faz mais sentido. Com o teto de gastos, ao fim da temporada o time é mais caro para a empresa de energéticos do que a equipe principal. Isso porque a Red Bull Racing se farta com dinheiro de premiação/pontuação. A AlphaTauri, não. E ambas gastam, teoricamente, o mesmo — os salários de algumas figuras como Verstappen, Horner e Newey não entram nessa conta. Há um diagnóstico que aponta um problema sério. Parte da operação da AlphaTauri está em Faenza, na Itália — onde fica a fábrica. Outra parte, em Bicester, Inglaterra — setor de aerodinâmica. É caro manter as duas estruturas. Outra: a grife de roupas AlphaTauri não colou e é bem provável que a empresa se concentre em vender energéticos e deixe de lado camisetas e moletons. Agora, das duas, uma: ou muda tudo para a Inglaterra, perto da Red Bull principal, ou vende a equipe. Já há fortes candidatos, inclusive. Um deles, a Andretti Global — mais uma chance de entrar na F-1 sem ter de montar nada do zero absoluto. Outro, o bilionário indiano dono da Mumbai Falcons, equipe que corre na F-3 Asiática e tem parceria com a Prema. O terceiro pretendente seria a Hitech, equipe ligada à Red Bull na F-2. Para não mencionar Porsche e Honda, que abriram o olho para a possibilidade de terem uma equipe oficial de fábrica. Tabela FIPE para a AlphaTauri: US$ 700 milhões. Quem pagar, leva.

WILLIAMS (439 voltas) - Para fechar, a Williams. Tem a dupla considerada a mais fraca do ano, Albon e o estreante Sargeant. Mas fez um trabalho honesto nos três dias de testes, com tempos consistentes e sem problemas técnicos. Acho que escapa da lanterna. Mas vamos aguardar.

Encerro agradecendo a companhia de vocês neste pouco mais de um ano de colunas e newsletters semanais aqui no UOL Esporte. Fiz o melhor que pude para contar histórias, analisar corridas e falar até de futebol de um jeito meio esquisito nesses tempos: escrevendo bastante e obsessivo com a qualidade do texto, já que escrever sempre foi meu ofício. Estar em companhia de gente que escreve tão bem, quanto os colunistas vizinhos, foi uma honra. O UOL não me é estranho como empresa, já que passei oito anos na Folha de S.Paulo, do mesmo grupo, e meu site Grande Prêmio (https://www.grandepremio.com.br) operou em parceria com o portal durante algum tempo. Se por um desses acasos agradáveis da vida, neste ano que passou, ganhei leitores ou leitoras, vocês podem seguir me acompanhando no meu blog. Blog, sim: eles ainda existem! Assim como máquinas de escrever e aparelhos de fax! Posso ser encontrado aqui: https://flaviogomes.grandepremio.com.br. Ou por aí, na vida real. Que igualmente segue existindo. Nas ruas, nos bares, nos estádios, nos autódromos, dentro de um carro de corrida. Onde também sou visto com frequência. Acelerando. Sempre.

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