Topo

Trump se destacou no beisebol, mas largou esporte para "ganhar dinheiro"

Donald Trump foi eleito novo presidente dos Estados Unidos - Mike Segar/Reuters
Donald Trump foi eleito novo presidente dos Estados Unidos Imagem: Mike Segar/Reuters

Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo

09/11/2016 13h28

Eleito novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump poderia ter seguido um caminho diferente em sua vida quando ainda era adolescente. Ele se destacava no esporte e ser atleta era uma possibilidade real para o empresário. Isso só não aconteceu devido a sua vontade de "ganhar dinheiro de verdade".

"Ele era bom na defesa e no ataque. Ele foi procurado pelos (Philadelphia) Phillies  (time da Major League of Baseball), mas ele quis ir para a faculdade para ganhar dinheiro de verdade", disse Theodore Dobias, seu treinador na época. O Boston Red Sox foi outro time a demonstrar interesse no político.

Competitivo e forte fisicamente. Eram essas características destacadas por quem trabalhou com Trump na época de jogador.

“Era o melhor. Poderia ter sido arremessador profissional já que lançava bolas a 136 quilômetros por hora. Eu era receptor. Ficava com a mão roxa”, falou Ted Levine, companheiro de sala de Trump na New York Military Academy, onde ficou entre os 13 e 18 anos.

De acordo com Levine, o interesse de Trump ia além do beisebol e seu porte físico o ajudava a praticar qualquer modalidade que tinha vontade. “Podia fazer o que queria porque era bem dotado fisicamente e mentalmente”, completou ao falar sobre o ex-colega que media 1,80 m aos 17 anos.

Em entrevistas, Trump já chegou a admitir que poderia ter sido jogador de beisebol profissional. Mas vê como positiva a trajetória que adotou.

“Era capitão do meu time. Poderia ter sido jogador profissional, mas felizmente me dediquei ao ramo imobiliário. Joguei como primeira base e receptor, além de ser um bom rebatedor”, disse.

Mas, Trump não era só alvo de elogios quando falam de sua trajetória no beisebol. Seu lado polêmico e explosivo já dava sinais nesta época. “Trump poderia entrar em erupção de raiva, esmagar outro garoto e acertá-lo com um bastão se ele errasse a jogada”, falaram dois vizinhos do presidente.

Já como empresário, Trump teve uma trajetória relacionada ao UFC, NFL e boxe. Ele até desenvolveu uma amizade duradoura com Mike Tyson.