Topo

Bolt ataca Tyson Gay por doping: "Deveria ser expulso do esporte"

Do UOL, em São Paulo

24/04/2015 11h17

Usain Bolt disparou contra um de seus únicos rivais, Tyson Gay. O jamaicano ficou revoltado pelo norte-americano ter testado positivo no exame antidoping em julho de 2013 pelo uso de "esteroides externos naturais". Por conta deste episódio, Gay foi suspenso até junho de 2014 e perdeu sua medalha de prata nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Para Bolt, a punição foi branda.

"Deveria ser expulso do mundo do esporte. Eu fiquei chateado quando vi que eles tinham dado um ano de punição. É uma sentença muito benevolente, porque ele reconheceu o que fez e quem o ajudou. Assim, parece que cada um pode fazer o que quiser e se você for pego, só falar a verdade que será perdoado", reclamou Bolt, em entrevista para a revista Runner’s World.

"Eu não vou competir com Tyson Gay, é algo que não me agrada. Eu só não vou fazer isso por respeito à competição e com um homem que me encorajou a melhorar. Mas sabendo que ele fazia isso graças ao doping é uma grande decepção para mim", lamentou.

Gay é o velocista que mais consegue se aproximar dos tempos de Bolt nos 100m livre. O norte-americano já conseguiu fazer a prova em 9s69, igualando o terceiro melhor tempo do hexacampeão olímpico, cujo recorde é de 9s58.