Topo

De mãos dadas, brasileiros terminam juntos maratona do Mundial de Moscou

Do UOL, em São Paulo

17/08/2013 11h30

Os brasileiros Solonei da Silva e Paulo Roberto Paula protagonizaram uma curiosa e até bela cena no final da maratona do Mundial de Atletismo de Moscou, realizada na manhã deste sábado. Eles terminaram juntos a prova, de mãos dadas, após 2h11min40s - na classificação oficial, Solonei aparece em 6°, enquanto ficou em 7°.

Além disso, metros após a linha de chegada, eles "bateram continência" juntos: ambos fazem parte do exército brasileiro. "Chegamos de mãos dadas porque tem muita gente lá no Brasil que sabe que não é fácil, muitos recados chegaram para gente nos apoiando e fizemos uma grande festa", disse Paulo Roberto após a prova, em entrevista ao SporTV.

 "Missão dada é missão cumprida. Somos do exército e temos o maior orgulho de defender a nossa pátria", falou Solonei, sobre a continência feita. "Solonei é outro guerreiro. Tínhamos como objetivo o oitavo lugar e chegamos em sexto, estamos muito felizes", completou Paulo.

O ouro da maratona ficou com Stephen Kiprotich, de Uganda, que disparou no últimol dos 42 km e venceu em 2h09min51. Ele também ´o atual campeão olímpico da prova. 

A prata ficou com o etíope Lelisa Desisa (2h10min12s), e o bronze com Tadese Tola, também da Etiópia, com 2h10min23s.

Os brasileiros ficaram no pelotão de elite durante toda a prova. Solonei chegou a puxar o ritmo no início, liderando por alguns quilômetros. Ambos tiraram proveito do calor em Moscou - antes do Mundial, disseram esperar que o clima quente ajudasse.

Depois da metade da prova, etíopes, quenianos e o ugandense dispararam, mas os brasileiros seguiram no bloco de perseguição. Sempre com os cinco primeiros na vista, entraram no estádio Luzhniki juntos na sexta colocação e assim terminaram, com o belo gesto finalizando uma boa prova do Brasil na prova mais longa do atletismo.

  • Os brasileiros Solonei da Silva e Paulo Roberto Paula terminaram juntos a maratona e "bateram continência": ambos são do exército.