Topo

Depois de fazer história e ajudar país a bater recorde, Pistorius é excluído da final

Pistorius durante a disputa do revezamento 4 x 400 m em  Daegu, pela África do Sul - REUTERS/David Gray
Pistorius durante a disputa do revezamento 4 x 400 m em Daegu, pela África do Sul Imagem: REUTERS/David Gray

Das agências internacionais

Em Daegu (CDS)

02/09/2011 00h46

Um dia depois de ajudar a equipe da África do Sul do revezamento 4x400m a se classificar para a final no Mundial de Daegu, o corredor biamputado Oscar Pistorius está fora da equipe que entra na pista nesta sexta-feira.

“Não fui incluído na equipe da final dos 4x400m. Estou muito destruído”, escreveu Pistorius em seu twitter. Depois de ajudar a equipe a cravar a melhor marca da história da África do Sul na prova em que garantiu a vaga na final, ele verá em seu lugar, na decisão, o corredor L.J. van Zyl, que ganhou bronze nos 400m com barreiras. Segundo Magda Botha, diretora da equipe, a decisão foi tomada com base em “informação detalhada” depois de uma reunião feita com os atletas.

Desiludido, Pistorius também usou o twitter para agradecer pela torcida que recebeu, e ainda enalteceu os feitos que registrou em Daegu: o recorde do país no 4x400m e chegar às semifinais dos 400m rasos.  Apesar de não participar da final, se a África do Sul conquistar medalha na prova, Pistorius vai receber a sua condecoração, pois participou da disputa na semifinal.

O atleta de 24 anos, que sofreu amputação das duas perbnas quando era um bebê de 11 meses e corre com próteses de carbono, só competiu em Daegu depois de uma decisão favorável do Tribunal Arbitral do Esporte. Agora, ele terpá de esperar para saber se poderá competir na Olimpíada de Londres.

Se a ausência de Pistorius foi o assunto nos bastidores do Mundial de Atletismo, dentro da pista o destaque foi Usain Bolt, que na manhã desta sexta-feira em Daegu conseguiu o melhor tempo nos 200m e se garantiu na semifinal da prova.

Campeão olímpico, mundial e recordista da prova, Bolt tenta se redimir na competição depois de ser eliminado na prova de 100m rasos por ter queimado a largada. Também na disputa dos 200m rasos, os brasileiros Sandro Viana e Bruno de Barros conseguiram vaga nas semifinais. Outro representante do Brasil na disputa, Nilson André acabou eliminado. Já na prova do salto triplo, Jefferson Sabino também não avançou.