Topo

Maurren e Murer lideram Brasil no Mundial com visões opostas; Bolt corre sem rivais

Murer tem boas chances no salto com vara, enquanto Maurren luta no salto em distância - AFP e Ricardo Nogueira/Folhapress
Murer tem boas chances no salto com vara, enquanto Maurren luta no salto em distância Imagem: AFP e Ricardo Nogueira/Folhapress

Do UOL Esporte

Em São Paulo

26/08/2011 07h01

Elas encaram o Mundial de Daegu de maneiras diferentes, mas são os principais nomes do atletismo brasileiro no campeonato que começa neste sábado, em Daegu (noite de sexta no horário de Brasília). Maurren Maggi e Fabiana Murer concentram boas chances de beliscar uma medalha em território asiático, mesmo que, para a primeira, o torneio sirva como treino de luxo para o Pan. No masculino, o recordista Usain Bolt figura como favorito nas provas mais rápidas e sequer enfrentará seus principais adversários.

OS BRASILEIROS NO MUNDIAL DE DAEGU

Homens
Bruno Lins – 100 e 200 m rasos
Sandro Viana – 200 m rasos
Nilson André – 100 e 200 m rasos
Kleberson Davide – 800 m rasos
Lutmar Paes – 800 m rasos
Fernando da Silva – 800 m rasos
Fábio Gomes – salto com vara
Caio Bonfim – 20 km marcha atlética
Moacir Zimmermann - 20 km marcha atlética
Jefferson Sabino – salto triplo
Luiz Alberto de Araújo – decatlo
Mahau Suguimati – 400 m com barreiras
Mulheres
Maurren Maggi – salto em distância
Fabiana Murer – salto com vara
Ana Claudia Silva – 100 e 200 m rasos
Rosângela Santos – 100 m rasos
Vanda Gomes – 200 m rasos
Jailma de Lima – 400 m rasos e 400 m com barreiras
Geisa Coutinho – 400 m rasos
Elisângela Adriano – lançamento de disco
Keila Costa – salto em distância e salto triplo
Andressa de Morais – lançamento de disco

O Brasil será representado por 22 atletas em Daegu: 12 homens e dez mulheres. Única campeã olímpica, Maurren usará o Mundial como preparação para o Pan de Guadalajara, sua prioridade. A saltadora fez a programação de sua temporada almejando o tricampeonato pan-americano. Maurren atualmente tem a sétima melhor marca do ano no salto em distância, com 6,89m.

Fabiana Murer, por sua vez, dá maior importância ao Mundial e deixa o Pan em segundo plano. A melhor brasileira da história no salto com vara é a atual campeã da Liga Diamante e no ano passado conseguiu sua melhor marca: 4,85m. Agora, tenta repetir uma boa campanha na Coreia do Sul.

O Brasil também terá a presença da musa Ana Claudia Silva, recordista sul-americana dos 100 e dos 200 m rasos e atual campeã do Troféu Brasil. No entanto, subir ao pódio em qualquer uma das provas no Mundial é uma meta ousada.

Entre os homens, destaque para Fabio Gomes, no salto com vara, Kleverson Davide, nos 800 m rasos, e Bruno Lins, campeão do Troféu Brasil nos 100 e 200 m rasos depois de ficar dois anos parado por ter sido flagrado em exame antidoping.

BOLT CORRE SEM RIVAIS EM BUSCA DO BICAMPEONATO

Usain Bolt já deixou claro qual é seu objetivo: ser considerado uma lenda do atletismo mundial. Ele deu passos importantes para isso. É o homem mais rápido do mundo e atual recordista dos 100 e dos 200 m rasos. Foi campeão olímpico em 2008 e mundial em 2009. Mas ele quer mais. E o título na Coreia do Sul, além do ouro em Londres-2012, estão na sua mira.

Bolt diz que ainda não está 100% da lesão que o atrapalhou em 2010, mas ele não terá seus principais rivais na Coreia do Sul. O norte-americano Tyson Gay e o jamaicano Asafa Powell alegaram lesão. O caminho estará livre para o homem que correu os 100 m rasos em apenas 9s58.