Topo

Mais rápida do Brasil, musa do atletismo lida com ciúme e 'intensivo' de namorado

Ana Cláudia é vaidosa e capricha no visual antes das competições - Wagner Carmo/CBAt/Divulgação
Ana Cláudia é vaidosa e capricha no visual antes das competições Imagem: Wagner Carmo/CBAt/Divulgação

Alexandre Sinato

Em São Paulo

04/08/2011 07h03

Ana Cláudia Silva é a mulher mais rápida do Brasil hoje. Ela é dona do recorde nacional dos 100 m rasos (11s15), mas se destaca também pelo visual. Vaidosa, corre toda arrumada, fazendo justiça ao rótulo de musa do atletismo. Mas os marmanjos de plantão podem esquecer o assédio: ela namora o também velocista Basílio de Moraes Júnior, sempre por perto.

APÓS DOPING E COM CHEGADA À LA BOLT, LINS DESABAFA COM PALAVRÃO NOS 100 M

Bruno Lins Tenório foi o primeiro atleta do escândalo de doping de 2009 a competir no Troféu Brasil deste ano, em São Paulo. E ele esbanjou marra ao vencer a segunda série eliminatória. Cruzou a linha olhando para o lado, no melhor estilo Usain Bolt, e soltou um palavrão: “p..., sai zica”. Tudo para desabafar após dois anos suspenso.

Nas competições, a atleta capricha na produção. Na última quarta-feira, no Troféu Brasil, correu com uma faixa branca na cabeça e três brincos em cada orelha. As unhas estavam muito bem pintadas no estilo “francesinha”. Do aquecimento à entrevista após a corrida, sempre manteve o cabelo penteado e a faixa no lugar.

“Minha prioridade é o atletismo. Isso [de ser considerada musa] é uma coisa que nunca busquei, mas é algo a mais. Apenas gosto de ficar arrumada”, explicou. “E meu namorado gosta. Ele não liga para o rótulo [de musa], acho que ele não gostaria de me ver desarrumada”, emendou, bem humorada.

Ana Cláudia e Basílio são ciumentos, segundo ela. “Eu sou mais ciumenta porque sou mais estressada, mas nos damos muito bem e aprendemos a lidar com isso”.

Eles correm pela BM&F e namoram há quase dois anos e meio. Por serem parceiros de time, convivem diariamente. Dividem pista, fisioterapia, musculação. Nas horas livres, fazem os programas que todo casal gosta de aproveitar: ir ao shopping, passear e, principalmente, dormir.

“Dormir é muito bom, porque os treinos acabam com a gente. Chegamos quebrados. Nós treinamos juntos de segunda a sábado. Aí no final de semana não quero fazer nada relacionado ao atletismo, quero ver gente diferente. O Basílio é a exceção”, conta Ana Cláudia.

E o “intensivão” de namorado não a incomoda. Pelo contrário. “Ele é meu namorado, meu melhor amigo e é para quem eu desabafo tudo. Já estamos acostumados e nunca tivemos uma briga feia”, assegura a velocista.

Na última quarta-feira, os dois competiram no primeiro dia do Troféu Brasil. Ana Cláudia confirmou o favoritismo e avançou à final dos 100 m rasos com o melhor tempo (11s31). Basílio também se classificou para a semifinal dos 100 m rasos, registrando o quinto melhor tempo (10s52).