Topo

Murer supera sono, vence e faz festa da torcida em SP, mas sem recorde

Com a marca de 4,70 m, Fabiana Murer confirmou o favoritismo e levou a melhor - Wagner Carmo/CBAt
Com a marca de 4,70 m, Fabiana Murer confirmou o favoritismo e levou a melhor Imagem: Wagner Carmo/CBAt

Paula Almeida

Em São Paulo

19/09/2010 13h28

Ela era a estrela máxima do Troféu Brasil 2010. Estampou a capa da revista do evento e foi a atleta mais assediada pela torcida nos dois dias em que apareceu no Centro Olímpico de Treinamento, em São Paulo. E neste domingo, para delírio do bom público presente, Fabiana Murer confirmou o favoritismo e venceu o salto com vara com extrema facilidade e a marca de 4,70 m.

SEM PRETENSÕES, JADEL FATURA BRONZE

  • Agência Luz/ BM&FBOVESPA

    Jadel Gregório é recordista sul-americano do salto triplo, com 17,90. Neste domingo, o saltador esteve muito longe de sua melhor marca, conseguiu apenas 16,59 m, mas foi o suficiente para lhe garantir uma medalha de bronze no Troféu Brasil, disputado no Centro Olímpico de Treinamento, em São Paulo.

    O resultado pode parecer pequeno para um atleta que já foi cotado para medalha olímpica, mas cumpriu as expectativas de Jadel, que vinha treinando há apenas duas semanas.

Atleta de um nível muito superior ao das demais competidoras, a campineira sabia que entraria na prova bem depois de suas adversárias, quando elas estivessem já fazendo seus saltos mais altos. E foi assim que Fabiana começou nos 4,40 m, altura que nenhuma outra competidora havia alcançado.

“Eu fiquei conversando com as outras meninas, mas depois foi me dando um sono”, revelou a campeã mundial indoor, que teve de esperar mais de 70 saltos das outras concorrentes para começar a competir (Joana Ribeiro Costa conseguiu 4,15 m, e Patrícia Gabriela dos Santos chegou a 4,10 m). “Teve uma hora que eu estava quase cochilando, deitada de lado. Eu queria ver os 200 m masculino, mas estava tão gostoso...”, brincou.

Após temporada pesada, mas com resultados muito expressivos – como o título Mundial indoor e a Liga de Diamante -, Fabiana veio para São Paulo para sua última disputa no ano. Por competir em casa, em um torneio onde já bateu duas vezes o recorde sul-americano, queria brindar a torcida com mais uma quebra de marca. Mas não conseguiu.

Em seu quarto salto, Fabiana passou pelos 4,70 m logo de primeira. Em seguida, porém, partiu logo para os 4,90 m, o que seria a melhor marca mundial do ano. Mas não conseguiu fazer nenhum dos três saltos a que tinha direito e ficou com os 4,70 como resultado final.

“Eu não queria fazer muitos saltos hoje, porque sabia que iria me cansar. E para fazer 4,86 m e bater o recorde [que é de 4,85 m], tentei logo os 4,90 m”, contou. “Meu técnico [Élson Miranda] queria que eu parasse nos 4,70, mas como o dia estava mais bonito, liberou os 4,90. Mas não deu”.

Apesar de não ter alcançado sua meta, Fabiana Murer acredita que bater os 4,90 m é uma questão de pouco tempo. “Vi que é uma meta a curto prazo. Sinto que essa marca está muito próxima”.

Observada por quase uma dezena de familiares (avós, pais, irmãs, sobrinhas, tio), além de amigos, Fabiana ficou satisfeita com o resultado final. “Eu estava um pouco nervosa para saltar em casa, porque queria mostrar meus saltos aqui. Mas foi maravilhoso terminar o ano no Troféu Brasil, os 4,70 m foram um bom resultado”.

Com férias de um mês a começarem amanhã, a saltadora já está de olho na próxima temporada. “Tenho um mês de férias, mas já quero começar a treinar. Foi um ano maravilhoso, melhor do que eu esperava, e vou ter que treinar muito mais para fazer melhor. O ano que vem vai ser mais difícil, e a [Yelena] Isinbayeva volta, o que deixa mais difícil ainda”.

Keila Costa

Além de Fabiana Murer, a outra estrela do último dia do Troféu Brasil deveria ser Maurren Maggi, mas a campeã olímpica do salto em distância sentiu dores no quadril nas eliminatórias de sábado e preferiu não competir. Sem sua principal adversária, ficou fácil para Keila Costa vencer a prova, faturando seu segundo ouro na competição (havia sido campeã do salto triplo na quinta-feira). E com a torcida de Maurren, que estava na arquibancada.

A atleta pernambucana saltou 6,61 m, muito acima dos 6,27 m da segunda colocada, Kauiza Moreira Venâncio (Tânia Ferreira da Silva fez 6,15 m e levou o bronze). A marca do ouro foi a melhor da carreira de Keila em competições ao ar livre.

Para 2011, a saltadora ainda não sabe se priorizará o salto triplo ou o salto em distância, com a decisão dependendo de uma avaliação de seu técnico, Nélio Moura. “Vou conversar com ele para saber o que vamos fazer, mas minha vontade é salta as duas”, avisou ela, que tem o triplo com prova favorita.

Ainda neste domingo, o revezamento 4 x 400 m fechou o Troféu Brasil. Entre os homens, deu Pinheiros com 3min08s75. Já entre as mulheres, a BMF&Bovespa levou a melhor com 3min37s72.

Com as disputas encerradas, a BMF sacramentou seu favoritismo com o ouro por equipes. O time sediado em São Caetano alcançou 745 pontos, muito à frente do Pinheiros, segundo colocado, com 274 pontos. A Orcampi Unimed ficou em terceiro lugar com 178 pontos.