Topo

Sem Maurren, Keila vai à final com melhor marca no salto do Troféu Brasil

Keila Costa aproveitou a ausência de Maurren Maggi para fazer a melhor marca do salto - Wagner Carmo/CBAt
Keila Costa aproveitou a ausência de Maurren Maggi para fazer a melhor marca do salto Imagem: Wagner Carmo/CBAt

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/09/2010 14h26

A campeã olímpica Maurren Maggi sentiu uma dor no quadril e ficou de fora da qualificação do Troféu Brasil, na manhã deste sábado, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, da prefeitura de São Paulo. Enquanto isso, Keila Costa aproveitou para fazer a melhor marca do salto em distância e se garantir na final.

Em setembro do ano passado, Maurren passou por uma cirurgia no joelho direito. Já no último mês de julho, na inauguração da nova pista do Centro de Treinamento, a saltadora teve uma contratura muscular na coxa. Maurren ainda conseguiu vencer duas provas menores neste ano, mas resolveu se poupar para se preparar para voltar em 2011. “O importante é voltar bem, não adianta forçar e agravar qualquer problema. No ano que vem teremos o Pan (Guadalajara, México) e o Campeonato Mundial (Daegu, Coreia do Sul)”, explicou a campeã olímpica.

Doze atletas garantiram vaga para a final do salto em distância, que acontece neste domingo, às 11h. A melhor marca foi da pernambucana Keila Costa, com um salto de 6,40 m, na primeira tentativa. Ela agora entra como favorita na prova final, depois já ter faturado o ouro também no salto triplo, na quinta-feira.

“É uma situação chata que aconteceu com a Maurren, mas estou me concentrando para minha participação na final de amanhã”, disse a atleta, ganhadora da medalha de bronze no Mundial Indoor de Doha, no Catar, em março deste ano.

No salto em altura, quando a barra chegou a 1,65 m, praticamente todas as atletas estavam na pista. Na parte final da prova, cinco competidoras permaneceram na disputa: Monica Freitas, Aline Santos, Valdiléia Martins, Monique Varmeling e Lilian Magalhães.

Na marca de 1,78 m, Monique Varmeling, de 18 anos, não passou em três tentativas. Em 1,80 m, estavam Mônica, Aline e Valdiléia. No fim, as três dividiram o pódio. Mônica com 1,87 m, Aline com 1,80 m e Valdiléia com 1,78 m. “No final, foi tranquilo. Acho que posso ir ainda mais longe em 2011”, disse a campeã Mônica.

No salto triplo masculino, com um salto de 16,58 m, Jefferson Sabino fez a melhor marca da prova de qualificação do triplo masculino. O recordista sul-americano Jadel Gregório, que decidiu entrar na competição de última hora e foi convidado pela organização por estar sem clube, fez a segunda melhor marca, com 16,36 m. A final da prova acontecerá amanhã, com início às 9h.

Nos 400 m com barreiras feminino, Ana Paula Carvalho Pereira fez a melhor marca das três séries preliminares, com 59s98 e foi a única a correr abaixo do um minuto, na etapa desta manhã. A final está marcada para amanhã, às 9h20. No masculino, Artur Terezan venceu a primeira série com 51s59 e foi o mais rápido nas eliminatórias dos 400m com barreiras. O uruguaio Andrés Silva (convidado) foi o segundo, com 5s167.

Kleberson Davide, vice-campeão dos 400 m com 46s16, foi também o melhor da fase semifinal dos 800 m, com 1min47s58. No dardo masculino, o paraguaio Victor Fatecha (convidado) marcou 72 m e fez o melhor lançamento da qualificação. Luís Fernando da Silva foi o melhor brasileiro, com 69,32 m.