Topo

Estrelas do Troféu Brasil, Maurren e Murer entram na disputa com metas distintas

Fabiana Murer (e) e Maurren Maggi são as principais atrações do Troféu Brasil de atletismo - Luiz Pires/VIPCOMM
Fabiana Murer (e) e Maurren Maggi são as principais atrações do Troféu Brasil de atletismo Imagem: Luiz Pires/VIPCOMM

Paula Almeida

Em São Paulo

15/09/2010 07h01

Principais nomes do atletismo brasileiro nos últimos anos, Maurren Maggi e Fabiana Murer são os grandes chamarizes do Troféu Brasil, torneio que encerrará nesta semana (de quarta-feira a domingo) a temporada 2010 da modalidade no país. Mas as duas saltadoras entram na disputa em São Paulo com objetivos bem diferentes.

Campeã do Mundial indoor e da Liga de Diamante, além de obter quase uma quinzena de medalhas, Fabiana vem da melhor temporada de sua carreira, com direito à segunda melhor marca do ano mundialmente no salto com vara: 4,85 m.

Favorita ao título, Fabiana competirá no domingo praticamente sem concorrentes. E ela garante: assim é bem melhor. “Tenho mais tranquilidade assim, porque sei que vou começar a saltar nas melhores marcas delas [adversárias]”, afirmou a paulista ao UOL Esporte. “Fico mais tranquila e assim posso me concentrar só na minha marca. Quando a prova é mais disputada, a gente salta de cinco em cinco centímetros quase, e isso deixa a prova mais cansativa e mais tensa”.

Apesar de estar com um pé no lugar mais alto do pódio, Fabiana Murer pretende voltar a surpreender no Troféu Brasil, exatamente como fez nos últimos dois anos, quando bateu o recorde sul-americano. “Estou super animada em poder competir em casa de novo, ainda mais no Troféu Brasil, que é uma competição tão boa pra mim. Meu primeiro objetivo é ganhar, aí depois eu vejo a marca que posso fazer”.

O desafio, porém, será justamente o fato de vir de uma temporada tão produtiva. “Meu físico decaiu neste final de temporada, é normal. Perdi massa, velocidade. Mas acho que minha boa técnica compensa essas perdas”, concluiu a campineira.

Duelo no salto em distância

Mas se Fabiana Murer vem de um ano de sucesso nas competições, Maurren Maggi chega ao Troféu Brasil com trajetória oposta. Submetida a uma artroscopia em setembro do ano passado, a atleta ficou quase um semestre parada e, após participar de um meeting na Espanha, em julho, voltou a se machucar, desta vez com um problema muscular na coxa.

Totalmente recuperada das contusões, Maurren se vê em sua melhor condição física na carreira, mas admite que a falta de ritmo pode pesar. “Não tive muito tempo para treinar para o Troféu Brasil. Espero fazer uma marca boa, mas sei que é difícil, porque acabei de sair de uma lesão”, reconheceu Maurren. “Mas só de voltar eu já estou no lucro”.

Já de olho na próxima temporada, a campeã olímpica do salto em distância quer se despedir de 2010 com uma medalha de ouro, mas sabe que terá uma adversária forte: Keila Costa. Ex-parceiras de treinamentos, as atletas se conhecem bem e já protagonizaram bons duelos. Desta vez, apesar do favoritismo de Maurren, é sua rival quem tem ligeiro favoritismo.

“Vou tentar pôr medo na Keila lá na pista”, brincou Maurren. “Mas ela está muito bem e tem alguma vantagem”.

Keila, por sua vez, não esconde o desejo de desbancar a amiga, mas tem ainda outra meta no Troféu Brasil: voltar a competir bem no salto triplo. “Quero fazer marcas realmente boas nas duas provas. No triplo fiz 13,49 m no Campeonato Paulista, mas foi praticamente um ensaio. Posso melhorar bem. Na distância também quero superar esta marca de 6,68 m”, comentou Keila ao site da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo).

As eliminatórias do salto em distância serão no sábado, com a grande final no domingo, mesmo dia da decisão do salto com vara.